Veja por que esta ilha está desabitada há 75 anos e ninguém quer pisar nela!

de Gustavo Teixera 0

Localizada a cerca de 1 quilômetro da costa noroeste da Escócia, a Ilha Gruinard foi abandonada há 75 anos, e nenhuma pessoa quer colocar o pé no local.

Algumas ilhas são desabitadas por questões ambientais, mas a Ilha Gruinard está abandonada por outro motivo. Apesar de parecer tranquila, ela na verdade abrigou um período conturbado da história humana. Durante a Segunda Guerra Mundial, a força britânica comprou a ilha do proprietário e passou a utilizar o local para testar um produto mortal. A arma em questão era o .

4ilha-abandonada_3

80 ovelhas foram trazidas para a ilha e feitas de cobaias para os testes com a cepa do antraz infecioso Vollum 14578. Em alguns dias, as ovelhas começaram a morrer. Após esse teste, os cientistas britânicos concluíram que se despejassem a arma em uma cidade inimiga, a população seria exterminada, e a cidade ainda seria inabitável décadas depois.

ilha-abandonada_1

Em 1945, quando a guerra terminou, o proprietário da Ilha Gruinard requisitou o local de volta, mas as forças britânicas advertiram que ela só seria entregue após ser totalmente limpa, devido ao nível de contaminação. Porém, devido ao alto custo dessa descontaminação, a ilha foi fechada ao público por 75 anos.

ilha-abandonada_3

Uma equipe de microbiólogos explorou o local de maneira ilegal no ano de 1981. Eles pegaram várias amostras do solo da ilha e ameaçaram colocá-las em prédios governamentais até que a ilha fosse limpa.

ilha-abandonada_4

A Ilha Gruinard só foi considerada segura em abril de 1990, 48 anos após a interdição do local. No mesmo ano, os herdeiros do proprietário da Ilha a compraram de volta pelo valor 500 libras, ou aproximadamente 1.980 reais.

ilha-abandonada_5

Apesar de ser considerada segura e livre do antraz, há controvérsias: “Eu não andaria sobre Guinard”, advertiu Dr. Brian Moffat que ainda apontou que o antraz é uma bactéria muito resistente.

[ Were Blog ] [ Fotos: Reprodução / Were Blog ]

Jornal Ciência