TOP 6 fatos terríveis que vão fazer você se preocupar com o seu ronco!

de Merelyn Cerqueira 0

Roncar é um hábito que atinge muitas pessoas e aflige muitas outras: as que escutam. Quem será que sofre mais com essa condição? A pessoa que ronca acredita que está dormindo tranquilamente, no entanto, o ronco é um sinal de alerta que indica que ali existe uma série de problemas e complicações.

Na verdade, ele pode agravar condições já existentes, como hipertensão, obesidade, diabetes e muitas outras. Confira abaixo alguns motivos que vão te fazer a levar o ronco mais a sério:

1 – Ele pode agravar a hipertensão

O ronco é um sinal de que existe alguma coisa errada com o sistema cardiovascular. Quando você ronca, sua respiração para abruptamente, o que faz com que sua pressão arterial suba. A queda no nível de oxigenação faz com que o cérebro e o coração trabalhem mais, pois eles precisam desse elemento para seu funcionamento.

Além disso, a pressão arterial sobe durante a noite e permanece elevada até o dia seguinte. Um estudo de acompanhamento publicado pela revista The European Respiratory Journal, confirmou que o ronco é um fator de risco para a hipertensão, principalmente em homens abaixo dos 50 anos de idade.

2 – Pode causar diabetes

O ronco é um dos grandes fatores que podem levar uma pessoa a desenvolver diabetes do tipo dois, e as mulheres são mais vulneráveis a isso. Quando o corpo se esforça para conseguir oxigênio, sofre estresse. Com isso, o nível de glicose sobe, o que pode resultar em diabetes tipo dois, a longo prazo. Um estudo feito com 1.957 mulheres, em um acompanhamento de 10 anos, mostrou que o ronco também é um fator de risco para diabetes tipo dois, mesmo considerando o índice de massa corporal de cada entrevistada, tabagismo e o histórico familiar relacionado à doença.

3 – A obesidade também é um dos fatores de risco

Antes de mais nada, roncar não vai te deixar obeso. Porém, se uma pessoa que sofre de obesidade ronca, a história pode ser diferente. A própria obesidade já é um fator de risco para diabetes e se você adiciona o ronco a essa lista, só aumenta suas chances de se tornar diabético. Tudo isso pode acontecer em menos de 10 anos e o risco é maior entre pessoas de 30 e 69 anos de idade.

4 – O risco de infarto é bem maior

Enquanto muitos estudiosos sugerem que o ronco possa aumentar o risco de infarto, um estudo publicado em 2003 pelo Journal of Sleep Research, sugere que a sonolência diurna também pode aumentar significativamente esse risco. Embora possa haver muitas razões por trás da sonolência durante o dia – sendo a síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS) uma delas – o ronco também está relacionado com esse cansaço.  

5 – Noites mal dormidas podem resultar em depressão

Uma noite mal dormida pode atrapalhar a saúde mental, portanto, não é difícil entender que a apneia do sono – ou ronco – também pode conduzir uma pessoa à depressão. Quando um estudo foi feito para determinar os efeitos do ronco na saúde mental das pessoas, descobriu-se que boa parte dos entrevistados que roncavam – cerca de 30% a 40% deles – já estavam tomando medicamentos prescritos para depressão.

6 – Aumenta o risco de câncer

Pode ser assustador, mas é verdade. A privação de oxigênio é um fator que dá suporte para as células cancerosas crescerem dentro de um organismo. Acredita-se que uma baixa oxigenação resulta no desenvolvimento de mais vasos sanguíneos para compensar essa falta. Esse é provavelmente o motivo que vai conduzir o organismo a desenvolver um tumor. Além de ser um ambiente ideal para que as células cancerosas cresçam rapidamente.

[ Thehealthsite / ABC da Saúde ] [ Foto: Reprodução / Wikipédia ]

Jornal Ciência