3 modas horríveis que já foram usadas na antiguidade

de Julia Moretto 0

O tempo é marcado por tendências, e a cada ano que passa, elas se modificam mais. Algumas se tornam costumes e acabam fazendo parte de nosso cotidiano.

Outras, porém, não nos beneficia ou estão longe de nosso alcance. Conheça agora três modas horríveis que infelizmente já fizeram parte do cotidiano de alguns:

Superstição capilar

03-modas-estranhas_CAPA

Havia uma espécie de “trança” bastante peculiar. Ela estava na moda em particular na Polônia durante a Idade Média, mas o costume seguiu até o século XVII. Para fazê-la, era necessário deixar crescer um pedaço de cabelo sem o lavar ou pentear. Muitas vezes, o cabelo acumulava gordura e lêndeas.

Este costume servia como uma forma de superstição. Durante a Idade Média, em alguns lugares, acreditava-se que a doença deixava o homem através do cabelo.

As pessoas deixavam o cabelo crescer, acreditando que as doenças iriam embora quando os fios fossem cortados. O problema é que, em muitos casos, o próprio cabelo se tornava uma fonte de infecção e doenças.

Arsênio

03-modas-estranhas-2

Há uma região chamada Estíria entre a Áustria e a Eslovênia. Neste lugar, em meados do século 19, foi descoberto que os camponeses pobres eram acostumados a consumir arsênio. Ele foi usado como uma arma por muitos assassinos, especialmente em tempos antigos, uma vez que os seus efeitos são muito semelhantes aos da cólera.

A substância era ingerida em pequenas quantidades, pois acreditavam que ajudaria no desempenho no trabalho, deixando-os mais fortes e valentes. Pouco a pouco, foram aumentando as doses e, embora isso pareça impossível, criando resistência. Eles chegaram a consumir quantidades que teriam matado outros ser humanos.

Cicatrizes de batalha

03-modas-estranhas_3

Desde meados do século 19 e até o início do século 20, a Alemanha vivia uma moda das “cicatrizes de luta” ou “duelo”. Eles consideravam que essa era uma forma nobre de mostrar disciplina, energia e coragem. Elas eram consideradas sinal de virilidade e honra.

Se alguém se ferisse em duelo, a escoriação era tratada com sal ou crina de cavalo, para evidenciar a cicatriz. O maior problema é que muitos jovens duelavam só para obter uma cicatriz.

Fonte: Super Curioso Fotos: Reprodução / Super Curioso

Jornal Ciência