TOP 6 ceias de Natal ao redor do mundo

de Gustavo Teixera 0

O Natal está aí e nesta data especial, compartilhamos uma deliciosa ceia com familiares, parentes e amigos. Por aqui, nossa ceia é uma das mais gostosas de todo o mundo, e conta com chester, peru, arroz à grega, pavês e panetone, além de outras especialidades deliciosas.

Mas não somente no Brasil que temos uma ceia repleta de comidas saborosas. Outros países também têm a tradição de fazer bonito na hora de servir a tão esperada ceia de Natal.Confira 6 ceias do Natal servidas em outras partes do mundo:

1 – Leste Europeu

Em alguns países do Leste Europeu, o Natal não é só uma data especial, mas sim um ritual. Na cultura desses países, na véspera de Natal, eles ficam em jejum até a hora a ceia. Na ceia, são servidos 12 pratos vegetarianos, sem nenhum tipo de carne, mas que ainda assim são muito saborosos.

top-ceias-de-natal

Na cultura eslava, eles acreditam que a ceia de Natal é muito especial, pois é uma maneira de homenagear aqueles que não estão entre nós, servindo mais pratos do que a quantidade de pessoas que estão ali. Já na República Tcheca, eles servem peixe frito com batatas como prato principal. Uma coincidência curiosa é que, assim como nós aqui no Brasil, eles também entram fortemente no clima de Natal, decorando as ruas e as casas para celebrar esta data tão importante.

2 – Finlândia

Na Finlândia, o nome para ceia de Natal, ou mesa Natalina, é joulupöytä. Por lá, eles servem um grande presunto para ser comido com pão e mostarda como prato principal.

top-ceias-de-natal_2

Além disso, eles também servem peixe, batatas, arroz e cenoura. Mas o mais diferente que pode se encontrar em uma ceia na Finlândia é o fígado com uvas passas. Para acompanhar este delicioso jantar, eles bebem glögi, que é uma espécie de vinho com especiarias, ideia muito parecida com nosso vinho-quente ou quentão.

3 – Dinamarca

Em uma ceia típica dinamarquesa, é comum ter leitão ou ganso assado, batatas e repolho-roxo, mas o mais importante e tradicional é o brun sovs um molho feito de pimenta, nata, caldo de carne dentre outros ingredientes.

top-ceias-de-natal_3

A sobremesa por lá também não deixa a desejar. Eles comem um pudim de arroz, que vem com uma amêndoa escondida, e na tradição deles, quem pega o pudim com essa amêndoa, ganha um presente chamado “presente de amêndoa”. Para beber, eles degustam gløgg, que é uma variação do vinho com temperos da Finlândia, além de cervejas feitas especialmente para o Natal, sendo que elas possuem um teor alcoólico maior do que as outras cervejas por lá.

4 – Holanda

Na Holanda, as tradições de Natal são diferentes dos países próximos – e de qualquer outro país. Por lá, são os convidados que preparam a comida que vão comer, na hora da ceia.

top-ceias-de-natal_4

Os anfitriões deixam carnes e saladas previamente separadas, mas os convidados que chegam com suas panelas e fazem suas próprias comidas. Mas isso não é uma regra, algumas famílias optam pela ceia a que estamos habituados e servem pato, coelho, rosbife, presunto com batatas e saladas.

5 – França

Em francês, a palavra Réveillon significa acordar, devido às datas como Natal e Ano-novo serem celebradas após a meia-noite. Por lá, eles servem tradicionalmente o Foie gras, que é fígado de ganso, ostras, salmão, pato, ganso ou peru assado. Sem dúvidas é uma das ceias mais deliciosas do mundo.

top-ceias-de-natal_5

Como sobremesa, fazem um bolo exclusivamente para o Natal, chamado Bûche de Noël, que é um rocambole recheado de chocolate e avelã ou de outros sabores. Na região da Provença, eles seguem uma tradição de servir 13 pratos de sobremesa durante toda a noite de 24 de dezembro. Para acompanhar essas iguarias deliciosas, os franceses bebem champanhe.

6 – Canadá

O Canadá é um país com duas partes: francesa e inglesa.  Na parte francesa do país, eles comemoram com a ceia semelhante à da França, já listada. Na parte Inglesa, existe forte influência dos colonizadores bem como dos Estados Unidos, o país vizinho.

top-ceias-de-natal_6

Na ceia canadense, eles servem peru, purê de batatas e molho de cranberry, acompanhado de pudim de ameixa como sobremesa. Para beber, eles fazem o eggnog, que é uma bebida parecida com a gemada, à base de ovo e leite. 

[ List Verse ] [ Fotos: Reprodução / List Verse ]

Jornal Ciência