Ibuprofeno: pessoas com mais de 40 anos deveriam ter cuidado com este medicamento, dizem cientistas

de Merelyn Cerqueira 0

Quando sentimos dores de cabeça ou outras dores pelo corpo, a maioria de nós não pensa duas vezes antes de tomar uma pequena dose de analgésicos sem receita médica.

Tais drogas, que normalmente costumam cuidar do problema de imediato, infelizmente vêm acompanhadas de consequências para nossa saúde, quando consumidas regularmente e em longo prazo, especialmente para pessoas com mais de 40 anos. Este, por exemplo, é o caso do ibuprofeno.

Em 2015, a Food and Drug Administration (FDA), um órgão regulador dos EUA com a mesma função da ANVISA aqui no Brasil, decidiu fortalecer as advertências nos rótulos de ibuprofeno, já que seus efeitos colaterais pareciam ser maiores do que os relatados nas bulas. 

Esta precaução foi tomada logo após pesquisadores descobrirem que o consumo do medicamento, até mesmo nas primeiras semanas de uso, aumenta os riscos de ataques cardíacos ou acidente vascular cerebral, especialmente para pessoas na faixa dos 40 anos. Logo, eles recomendaram que as pessoas optassem por alternativas mais naturais e saudáveis.

Pesquisadores que estudam os efeitos do ibuprofeno em seres humanos sugeriram, por exemplo, o uso do açafrão-da-terra, também chamada de cúrcuma, uma planta facilmente encontrada em feiras e supermercados, usada como tempero.

A cúrcuma também é encontrada com facilidade em farmácias de manipulação e você deve consultar um farmacêutico, bem como um médico com conhecimento na área para tirar suas dúvidas sobre dosagem, tempo de uso e benefícios.

Encontrado na forma de pó em mercearias e farmácias, o açafrão é carregado de antioxidantes chamados polifenois, que há séculos são usados na medicina oriental. Seu sabor picante e terroso pode ser apreciado a uma variedade de receitas e é extremamente usado na culinária de toda a Índia.

Outro remédio natural para essas dores é a capsaicina, uma solução tópica feita à base do princípio ativo das pimentas picantes. Ela pode ser encontrada em formas de gel e creme, e é mais usada para ajudar a reduzir a dor muscular, articular e nervosa.

Os pesquisadores também sugeriram o consumo de gengibre, uma vez que, de acordo com um estudo, ele “bloqueia a formação dos compostos inflamatórios – prostaglandinas e leucotrienos – e também possui efeitos antioxidantes que quebram a inflamação e a acidez existentes no fluido dentro das articulações”.

Ainda, há a opção dos óleos essenciais. Pesquisas já mostraram que esfregar óleo de lavanda, camomila ou sálvia nas têmporas (partes laterais da cabeça) pode ajudar a combater dores de cabeça.

Fonte: Boredom Therapy Foto: Reprodução / Youtube

Jornal Ciência