Estudo diz que aspirina e ibuprofeno não melhoram dor nas costas

de Gustavo Teixera 0

Muitas pessoas resolvem o problema de dor nas costas tomando diversos tipos de remédios como aspirina e ibuprofeno.

 

Mas uma nova pesquisa revelou que esses medicamentos não são eficazes e, como são anti-inflamatórios não esteroides podem aumentar as chances de desenvolver sangramentos gastrointestinais e de desenvolver problemas cardiovasculares.

homem-com-dor-nas-costas-thinkstock

Este novo estudo realizado pelo George Institute for Global Health da Austrália foi feito com um grupo de pessoas que continuaram com dor nas costas após o uso destes medicamentos. No total, foram estudadas 6.065 pessoas que apresentaram 2,5 vezes mais chances desenvolver problemas como úlcera e sangramentos gastrointestinais.

 

A pesquisadora envolvida no estudo, Manuela Ferreira, disse ao jornal britânico The Guardian que o objetivo deste estudo era conscientizar as pessoas que esses medicamentos não possuem grande eficácia e seus efeitos colaterais podem ser prejudiciais à saúde. 

 

Chris del Mar, especialista em medicina baseada em evidências, disse que praticamente todos os casos de dores nas costas se resolvem sozinhos, mas muitas pessoas recorrem ao remédio para uma solução rápida. O melhor mesmo é sempre consultar o médico para evitar problemas maiores.

[ Diário de Biologia ] [ Fotos: Reprodução / Diário de Biologia ]

Jornal Ciência