Um estudo novo publicado no British Medical Journal aponta uma ligação entre o consumo frequente de analgésicos anti-inflamatórios e ataques cardíacos.
A pesquisa revelou que existe um risco é maior nos 30 primeiros dias de uso do medicamento.
Foram analisados dados de 446.763 pessoas por cientistas e pesquisadores de todo mundo para tentar compreender a relação entre problemas cardíacos e o uso excessivo de anti-inflamatórios.
Os estudos foram baseados em pessoas que consumiram anti-inflamatórios como ibuprofeno, aspirina, diclofenaco, celecoxibe e naproxeno.
Apesar de estarem relacionados, alguns outros fatores podem atrapalhar a compreensão de uma causa relacionada entre analgésicos e ataques cardíacos.
Os pesquisadores responsáveis pelo estudo afirmam que apenas os anti-inflamatórios não podem ser a única causa desse aumento de risco de sofrerem ataque cardíaco.
Outros Estudos realizados anteriormente já apontavam que anti-inflamatórios poderiam aumentar o risco de problemas cardíacos, bem como derrames.
Para os pacientes que já tiveram problema cardíaco, é necessária muita cautela quando foram usar esses medicamentos.
O estudo critica que como muitas pessoas não apresentam casos de problemas cardíacos, as descobertas deste estudo podem ter implicações mínimas.
Fonte: Diário de Biologia Fotos: Reprodução / Diário de Biologia