Incrível espuma injetável pode reparar e regenerar fraturas ósseas

de Rafael Fernandes 0

Enquanto fosfato de cálcio tem sido utilizado na reparação óssea por muitos anos, cientistas franceses criaram uma espuma injetável que pode colaborar bastante com a recuperação de ossos danificados por males degenerativos como a osteoporose. Esta nova fórmula é mais apropriada para ser aplicada em ossos mais velhos e delicados.

Com a possibilidade de ser aplicada por seringa, o procedimento substitui a cirurgia, causando um desconforto mínimo para o paciente, além de causar menos riscos. A nova mistura chamada de fosfato de cálcio (CPC) é macroporosa ao invés de microporosa, e seus buracos maiores reforçam o osso em um tempo mais curto.

“Nossa abordagem é simples e nos dá resultados muito bons em termos de propriedades mecânicas e estruturas macroporosas”, afirma o pesquisador Pierre Weiss, da Universidade de Nantes. “Nós pensamos que este poderia ser um biomaterial bom, talvez com moléculas ativas, para agir contra a osteoporose localizada. Precisamos determinar a eficácia do conceito em modelos animais.”

O dito medicamento é um hidrogel que usa metilcelulose de hidroxipropila silanizada (Si-HPMC) que trabalha como um agente espumante, criando bolhas de ar dentro da mistura original. Quando este hidrogel é misturado rapidamente com o CPC de base, o resultado é uma nova espuma viável para a reparação do tecido flexível e esponjoso que se degenera corriqueiramente nas estruturas ósseas daqueles que sofrem de osteoporose.

Ainda é preciso realizar mais testes antes que a substância seja utilizada em seres humanos. Porém, com base em experimentos efetuados em coelhos, a espuma faz com que o novo osso forme bolhas sem causar efeitos tóxicos de qualquer natureza sobre o corpo.

[ RSC ] [ Foto: Reprodução / Universidade de Nantes ]

Jornal Ciência