Homens não têm ossos no pênis em razão da monogamia, sugerem cientistas

de Otto Valverde 0

Descrito como o “mais diverso de todos os ossos”, o báculo, ou osso-do-pênis, evoluiu primeiramente nos mamíferos, entre 145 e 95 milhões de anos atrás. No entanto, os homens já não o têm mais e, de acordo com um novo estudo feito por pesquisadores da University College London, isso ocorreu em razão das relações monogâmicas, uma vez que não precisam mais competir por parceiras.

Os ossos do pênis variavam dramaticamente de comprimento, largura e forma entre os mamíferos. O dos saguis, por exemplo, tinha apenas dois milímetros de comprimento, enquanto o de uma morsa macho poderia atingir cerca de 60 cm.

ossos-penis

De acordo com informações do jornal Daily Mail, a ideia dos pesquisadores era descobrir o porquê de os seres humanos terem perdido o báculo, enquanto primatas ancestrais e carnívoros o tinham. O estudo revelou que o osso em questão evoluiu primeiramente nos mamíferos há milhões de anos e que a penetração prolongada durante o sexo – definida como de mais de três minutos – está correlacionada à presença dele durante a evolução dos primatas e carnívoros.

No entanto, porque tendem a ser monogâmicos, a competição por parceiras é menor, bem como a penetração é mais curta. Não à toa, os pesquisadores verificaram que o báculo era maior entre os primatas com maiores níveis de competição sexual. “Nossas descobertas sugerem que o báculo desempenha um papel importante no apoio às estratégias reprodutivas masculinas em espécies que os machos enfrentam altos níveis de concorrência sexual após a cópula”, explicou a pesquisadora e líder do estudo Matilda Brindle. “Prolongar a penetração ajuda o macho a proteger uma fêmea do acasalamento com qualquer concorrente, aumentando suas chances de transmitir seu material genético”.

Curiosamente, os seres humanos não têm grandes durações de penetração, nem altos níveis de competição sexual após a cópula”, disse. “Dados os resultados do estudo, isso pode ajudar a desvendar o mistério de por que o báculo se perdeu na linhagem humana”.

ossos-penis_1
O pênis dos sagüis tem apenas dois milímetros de comprimento, enquanto o pênis da morsa (foto) pode atingir 60 centímetros

Os chimpanzés e bonobos, considerados parentes mais próximos dos humanos, têm um báculo relativamente pequeno, de 6 a 8 mm, bem como durações curtas de penetração, cerca de sete segundos para os chimpanzés e 15 segundos para os bonobos.

No entanto, uma vez que são caracterizados por sistemas de acasalamento poligâmico, o nível de competição entre os machos ainda é alto. Logo, os pesquisadores acreditam que essa possa ser a razão pela qual as espécies ainda tenham o osso peniano, embora de forma pequena.

[ Daily Mail] [ Fotos: Reprodução / Haya teen  ]

Jornal Ciência