Vídeo: mergulhadores veem o gigante peixe-lua de perto, o maior peixe ósseo do mundo

de Merelyn Cerqueira 0

Um grupo de mergulhadores portugueses teve uma incrível experiência com um dos maiores e mais pesados peixes ósseos do oceano.

Entrando pelo largo da costa de Portugal, os mergulhadores gravaram um encontro muito raro com um peixe-lua, também conhecido pelo fácil nome científico, “Mola mola”. As imagens mostram o animal se movendo lentamente, enquanto os portugueses acompanham o seu ritmo, tirando fotos e até tocando-o.

Apesar do formato incomum, que parece ser de um peixe que não se desenvolveu completamente. Um pouco além das duas grandes barbatanas dorsais e ventrais, o corpo termina abruptamente. Isso porque seu clavus – parte do corpo que se parece com um leme, localizado na extremidade traseira do peixe – é formado a partir da dobragem de uma das aletas traseiras, que não cresce mais após o nascimento, dando essa aparência truncada ao peixe.

Ele ainda tem um bico que usa para se alimentar de águas vivas, zooplânctons, algas e alguns peixes pequenos encontrados em oceanos de clima temperado e tropical. Uma Mola Mola pode atingir até quatro metros de altura e três de comprimento, além de poder pesar quase 2.300 quilos – fazendo justiça ao título de maior e mais pesado peixe ósseo do oceano. Porém, são criaturas dóceis, o que explica a tranquila aproximação do animal nas filmagens.

O vídeo em questão foi filmado pelo fotógrafo Miguel Pereira, em outubro de 2015, próximo à Ilha de Santa Maria, nos Açores, Portugal. “Alguns dias antes, minha câmera tinha sido danificada, quando a caixa de estanque inundou”, consta na descrição de Pereira sobre o vídeo postado no YouTube. “Porém, a minha má sorte foi compensada quando mergulhei com uma GoPro e vi um peixe-lua gigante, quase que na superfície do mar e praticamente estático”.

Capazes de viver longe do oceano aberto, mas sempre usando a superfície para se aquecer, esses peixes são lentos e costumam ser hospedeiros de diversos tipos de parasitas, que eles tentam afastar quando se impulsionam para a superfície do mar – onde a equipe acabou encontrando um.

 

De acordo com ele, e como mostra o vídeo, o peixe não pareceu estar incomodado com a presença dos mergulhadores, que o seguiram por cerca de 15 minutos para mostrar o quão massiva e inusitada a criatura é, e como ela se assemelha a uma bolha flutuante enquanto passeia lentamente pela água. 

[ Daily Mail ] [ Foto: Reprodução / Wikipédia ]

Jornal Ciência