Vídeo: crianças presas no último orfanato de Aleppo imploram por ajuda em meio a bombardeio

de Merelyn Cerqueira 0

Em um vídeo, crianças de um orfanato em Aleppo – o último ainda não destruído pela guerra civil da Síria -, que perderam os pais em meio aos últimos bombardeios, gravaram uma mensagem comovente implorando ajuda para a comunidade internacional.

As imagens, obtidas pelo jornal Daily Mail, mostram Yasmin Kanuz, de 10 anos, dizendo acreditar que aquela poderia ser a última vez que sua voz seria ouvida. “Eu morei lá há dois anos com meus pais, que foram mortos por aviões de guerra sírios”, disse ela em meio a uma multidão de outras crianças. “Apelo às organizações de direitos humanos e de direitos da criança em todo o mundo para nos ajudarem a sair agora de Aleppo. Há 47 crianças comigo aqui e eu as considero todas irmãs e irmãos. Precisamos de comida e água porque estamos morrendo de fome”.

criancas-orfanato-siria_1

Embora exército e rebeldes tivessem acordado um cessar-fogo, há relatos de que pelo menos uma pessoa foi morta quando forças pró-Assad dispararam contra um comboio de ambulância que saía da área.

À medida que uma evacuação em massa ocorria, as crianças do orfanato Moumayazoun, que ainda não havia sido destruído por bombas, pediam ajuda. “Todos nós aqui amamos a paz. Não podemos sair do centro da cidade por causa do bombardeio pesado e bárbaro que nos rodeia. Estamos com muito medo dos aviões de guerra, e gentilmente pedimos que vocês tentem nos tirar daqui. Queremos viver como todas as outras pessoas e crianças do mundo. Por favor”, disse Kanuz no vídeo.

Financiados por doações e organizações de caridade sírias e internacionais, cerca de 18 adultos foram ao encontro das crianças para ajudá-las, incluindo cozinheiros, professores e psicólogos. No entanto, de acordo com o diretor do local, Muhammad Azraq, oito deles decidiram ir embora quando o bombardeio se intensificou.

A situação para três crianças em especial é muito ruim”, disse ele. “Elas estão famintas, sedentas, com medo, e não podem deixar o orfanato por causa dos pesados ​​bombardeios”. Ele contou ainda que um menino de 10 anos, chamado Abdulrahman, experimentou deixar o prédio e acabou sendo ferido por estilhaços.

O orfanato em questão foi criado no ano passado com a intenção de ajudar o crescente número de crianças que haviam perdido os pais em um conflito que já dura cinco anos. Muitos foram mortos por bombas ou separados dos filhos por causa da guerra, enquanto outros acabaram ficando mentalmente doentes. Como os bombardeios destruíram parte do prédio, as crianças foram forçadas a dormir em dois andares no subsolo, por isso raramente veem a luz do dia.

De acordo com o Daily Mail, o cessar-fogo em Aleppo foi reestabelecido recentemente. Rebeldes na cidade disseram que o acordo de trégua seria mais uma vez implementado para permitir a evacuação segura de combatentes e civis. A televisão estatal síria informou que cerca de 4 mil pessoas deveriam ser retiradas dali. O Comitê Internacional da Cruz Vermelha se comprometeu a ajudar com o transporte de feridos, enquanto o Ministério de Defesa da Rússia disse que seus soldados estavam preparados para levar os rebeldes para fora da cidade sob as ordens do presidente Vladimir Putin.

No entanto, relatos afirmam que combatentes pró-governo abriram fogo contra um comboio que se preparava para deixar a cidade levando rebeldes. Uma pessoa teria morrido e outras foram obrigadas a retornar ao local sitiado.

Assad afirmou que os países ocidentais, que estavam ajudando com o resgate, estavam ajudando a salvar “terroristas”. Para ele, o cessar-fogo tinha a intenção de retardar seu avanço sobre a cidade para manter os rebeldes a salvo.

[ Daily Mail ] [Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência