Síria: após estilhaço perfurar útero da mãe em bombardeio, bebê nasce com corte na testa

de Bruno Rizzato 0

A devastação causada pela guerra na Síria fez uma vítima que ainda nem tinha nascido. Chamada de Amel, que significa “Esperança”, ela nasceu em Aleppo com uma cicatriz em sua testa, por conta de estilhaços de bomba que perfuraram o útero da mãe.

Sua história é apenas um exemplo da tragédia de uma guerra que já ceifou milhares de vidas e fez tantos outros fugirem de suas casas. Com os líderes europeus tendo de lidar com um grande fluxo de migrantes e refugiados entrando em suas fronteiras, a história de Amel ilustra exatamente o motivo da migração. 

Um ataque aéreo, alegadamente perpetrado pelas forças do governo, destruiu muitas casas em uma área residencial de Aleppo, incluindo a casa onde uma mulher chamada Amira e seus filhos vivem, disseram testemunhas e médicos em entrevista à CNN. Amira – que estava grávida de nove meses – e três de seus filhos ficaram feridos por conta do ataque e foram levados para um hospital local.

De acordo com um porta-voz do hospital, quando Amira chegou ao local, ela parecia triste e confusa. Seus filhos tiveram ferimentos leves, mas Amira tinha estilhaços no rosto e no corpo. “Ela estava cercada por seus três filhos feridos e sangrava de várias partes do seu corpo, incluindo a barriga”, disse ele. Temendo pela sobrevivência da mãe e da criança em seu ventre, os médicos decidiram fazer uma laparotomia de emergência.

Os médicos ficaram surpresos quando conseguiram retirar o bebê e viram que ele tinha um pedaço de estilhaço alojado em testa, logo acima de seu olho esquerdo. O fragmento havia perfurado a barriga e o útero da mãe, explicaram os médicos à CNN. Os cirurgiões, então, conseguiram remover os estilhaços da testa do bebê. “Nós não sabemos se a menina salvou sua mãe ou se a mãe salvou a bebê, mas todos nós sabemos que este regime diabólico tentou matar as duas”, disse um dos médicos.

A ONU alertou, esta semana, que a crise humanitária na Síria está piorando. Um vídeo da cirurgia da mulher foi postado no Facebook. Depois que o bebê nasceu e começou a chorar, um médico pode ser ouvido dizendo: “Isto é um estilhaço. Graças a Deus o bebê está em bem. Louvado seja Deus, Deus é maior que Bashar”, fazendo referência ao presidente sírio, Bashar al-Assad.

“Ela não era nem nascida e já virou um alvo”, disse o Dr. Mohammed Tabbaa, que trabalha diretamente com os médicos que realizaram a cirurgia. “Esta é a nossa situação. Espero que a criança tenha um futuro melhor”, concluiu.

[ CNN ] [ Foto: Reprodução / CNN ]

Jornal Ciência