Veja qual é a causa e solução para o terçol

de Gustavo Teixera 0

O terçol é uma infecção nas glândulas meibomianas que estão localizadas nos cílios e ao contrário que se pensa, ele não surge de uma hora para outra.

 

Essa condição pode ser causada por uma invasão de bactéria ou quando essas glândulas estão obstruídas. Também pode acontecer com pessoas de qualquer sexo ou idade.  Mas nas mulheres, casos de terçol são mais recorrentes devido ao uso de maquiagem na região dos olhos, como lápis de olho e delineador.

 

Quando se utiliza esse tipo de maquiagem, pode acontecer de partículas ficarem alojadas nas glândulas meibomianas, deixando a região exposta a possíveis infecções bacterianas. Como muitas mulheres se maquiam no banheiro, local onde existem mais bactérias nocivas como os coliformes fecais, o risco é aumentado.

 

Além disso, a falta de cuidado com o material de maquiagem também favorece a proliferação de bactérias. Por exemplo, os lápis precisam estar protegidos com tampinhas, e ao utilizar deve-se evitar colocá-los sobre a pia do banheiro e voltá-lo a usar, pois isso aumenta as chances de se infectar com uma bactéria.

johns1

Outra coisa que aumenta os riscos de contrair terçol é dormir de maquiagem. Ao dormir com rímel ou lápis, pode ocorrer o ressecamento da maquiagem na região dos cílios e consequentemente o entupimento dos poros, o que causa a obstrução das glândulas meibomianas. 

 

Uma forma de evitar diversas crises de terçol é utilizar um shampoo neutro para bebês para limpar a área dos olhos.

 

Basta colocar algumas gotas nas pontas dos dedos para fazer espuma e aplicar no entorno dos olhos durante 30 segundos. Isso limpa a base dos seus cílios sem irritar os olhos. Fazendo isso, o problema de terçol pode ser resolvido.

[ Fonte: Diário de Biologia ] [ Fotos: Reprodução / Diário de Biologia ]

Jornal Ciência