Você já ouviu falar que, nõa imortpa a oderm das ltreas da pvarala, bsata anpaes que a pmrireia e a úmtila etjasem no lguar crteo praa que vcoê enednta o que etsá erctiso? Da mesma forma, É F4C1L L3R 357A M3N5AG3M S3M P3NS4R MU170.

Você tem ideia de como o nosso cérebro consegue interpretar essas mensagens? Embora haja diversas suspeitas, a Ciência ainda não tem certeza sobre os mecanismos mentais empregados. Mas, um grupo de neurologistas da Universidade da Califórnia (San Diego, EUA) defende que o principal fator é o contexto.

A capacidade de entender o contexto faz com que o cérebro processe a frase quase automaticamente.

No nosso exemplo acima, na frase “não importa a ordem das letras dentro da palavra”, seu cérebro identificou a mensagem rapidamente mesmo embaralhada, unicamente porque ele não precisa identificar cada palavra. 

A compreensão do contexto faz com que você pule algumas sentenças e mesmo assim entenda o sentido. Outro fator é que a nossa cabeça é mais inteligente e mais independente do que pensamos. Em uma leitura normal, nós batemos o olho na palavra como um conjunto e a entendemos perfeitamente sem precisar decodificá-la.      

Porém, esse fenômeno não se limita à língua escrita. Conseguimos realizar o mesmo procedimento com identificação visual e audição. A identificação visual, por exemplo foi usada para entendermos o segundo exemplo acima, em que misturamos palavras e números. 

Segundo alguns estudos, nosso cérebro tenta automaticamente relacionar o formato de letras e números. Dessa forma, o “4” pode se tornar o “A”; o “3” como “E” e o “5” identificado como “S”, então a leitura pode ser feita sem problema.

Fonte: Live Science Fotos: Reprodução / Live Science

Jornal Ciência