TOP 5 maneiras de melhorar sua memória, segundo um campeão de memorização

de Bruno Rizzato 0

A memória é importante na vida adulta, principalmente por permitir a utilização de toda a aprendizagem anterior. Mas mantê-la afiada requer prática. Ed Cooke é capaz de memorizar a ordem de um baralho de cartas em 45 segundos. Ele é um competidor feroz em torneios de memória e foi considerado um Guru da Memória já aos vinte anos.

Cooke queria descobrir a melhor maneira de aprender o mais rápido possível, assim, cofundou o Memrise, um programa de aprendizado de idiomas online dedicado a essa missão. Chamada de Memprize, a plataforma utiliza cinco métodos de aprendizagem promissores. Depois de entrarem no site, as pessoas jogam com um dos programas de memorização para aprender 80 palavras de uma língua estrangeira desconhecida pela maioria, como lituano, em uma hora. Elas serão testados uma semana mais tarde para determinar o quanto conseguiram pontuar. A técnica vencedora, então, será escolhida. Cooke revelou os 5 métodos mais importantes para quem pretende aprimorar sua capacidade de memória, contadas a seguir:

1 – Adivinhe

Uma das melhores maneiras de lembrar uma palavra nova, por incrível que pareça, é adivinhar o seu significado antes mesmo de conhecê-lo. É provável que você esteja errado, claro. “Mas apenas o ato de adivinhar pode significar que você se lembrará da resposta correta muito melhor do que se você não adivinhasse”, diz Cooke. O método também funciona com nomes. Tentar adivinhar o nome de uma pessoa quando se reunir com ela pela primeira vez fará você nunca mais esquecê-lo, no futuro.

2 – Repetição

A repetição é a chave para a memória. Mas uma inovação, chamada megaperfuração, tem se revelado especialmente poderosa. De acordo com essa técnica, “você tem que se lembrar ativamente da mesma memória por 30 vezes”, diz Cooke. Então, quando você conhecer alguém novo, tente repetir seu nome 30 vezes para garantir a lembrança.

memoria-cerebro

3 – Criar um mnemônico

Associe uma comparação à palavra pelo modo como ela soa. “Isso ajuda a ligar a palavra ao conhecimento que você já tem em sua mente, e a qualidade da memória formada é muito maior”, diz Cooke.

4 – Pense espacialmente

Os seres humanos têm uma memória incrível para o espaço”, diz Cooke. Uma estratégia eficaz para a memorização de palavras é imaginar um quarto, e em seguida, anexar a palavra e seu significado a um lugar no cômodo.

5 – Relaxar

Uma das técnicas mais importantes para a memória é fazer uma pausa nos pensamentos, como por exemplo, assistindo um vídeo de uma cachoeira. “Desperdiçamos muito tempo, mas, o processo de olhar para um vídeo de uma cachoeira, que acalma e relaxa o cérebro, criando uma lacuna, de certa forma, forma novas memórias para mais tarde. Ter tempo para descansar seu cérebro pode realmente acelerá-lo a longo prazo”, concluiu.

[ Time ] [ Foto: Reprodução / Wikipédia ]

Jornal Ciência