Vaca gigante e extinta está prestes a voltar à vida

de Gustavo Teixera 0

Os cientistas estão perto de trazer de volta uma espécie de gado antigo, o auroque. O animal viveu na Europa por milhares de anos até o último de sua espécie morrer na Floresta Jaktorow na Polônia, em 1627. Eles tinham cerca de 2,13 metros de altura e pesavam cerca de 1.000 kg. Desde 2009, equipes científicas europeias criam gado que ainda carrega o DNA do auroque. Dois programas estão tentando reviver uma versão do auroque através da criação.

vaca-gigante_1

Um deles é a Operação Taurus, que criou seletivamente 300 vitelos com DNA auroque através de um processo chamado back-breeding. Eles selecionam raças de gado que têm certas características e, a cada geração, os bezerros ficam mais perto do auroque original em aparência, comportamento e composição genética.

Existem várias raças de gado que têm características mais próximas ao auroque, incluindo a maremmana da Itália e podolica, da região dos Balcãs. “Eles têm a maior porcentagem de material genético auroque”, disse o professor Donato Matassino ao jornal britânico The TelegraphEu não acho que nós seremos capazes de criar um animal que é 100% igual o auroque, mas podemos chegar muito perto”, completou Matassino. Outro programa que tenta reviver o auroque é o Projeto Taurus em Portugal, que também cruza espécimes em uma tentativa de recriar o animal.

Estes programas fazem parte do Rewilding Europe, que visa reintroduzir as espécies selvagens perdidas da Europa, que não só ajudam o ambiente, mas também são boas para o turismo local. “O gado selvagem é uma das espécies que moldaram a paisagem europeia ao longo de centenas de milhares de anos”, disse Wouter Helmer, um dos fundadores da Rewilding Europe, ao The Telegraph.

Se não há grandes herbívoros, a floresta se regenera muito rápido. Esses animais mantêm parcelas de terra aberta e criam variedade na paisagem que ajudam milhares de espécies de plantas, insetos e animais”, completou Helmer. Auroques aparecem muitas vezes em pinturas rupestres em toda a Europa, o que sugere que eles eram uma parte importante da nossa agricultura e pecuária, outra razão pela qual os cientistas querem trazê-los de volta.  Este artigo foi originalmente publicado pelo site Business Insider.

[ Business Insider / Science Alert ] [ Fotos: Reprodução / Science Alert ] 

Jornal Ciência