Nascimento de bezerro de duas cabeças assusta fazendeiro e moradores locais

de Bruno Rizzato 0

Um bezerro que nasceu com duas cabeças surpreendeu os agricultores em uma pequena aldeia da China.

O animal nasceu de uma vaca que havia dado à luz três bezerros saudáveis anteriormente. Os moradores locais se assustaram, alegando nunca terem visto algo parecido.

“Eu ouvi a vaca circundar o pasto e fazer barulhos estranhos e eu sabia que ela estava prestes a dar à luz”, disse o agricultor Gan Yuanhua. Em sua casa, em Shaijin Village, em Linshui County, província de Sichuan, sudoeste da China, ele disse que inicialmente pensou que a vaca tinha dado à luz gêmeos quando viu as duas cabeças. O que ele não percebeu no momento é que tratava-se de uma mutação genética.

bezerro-de-duas-cabecas

A vaca, que parecia não ter sido afetada pelo bezerro deformado, morreu logo após o nascimento. Fotos de fazenda de Gan o mostram com o bezerro de duas cabeças. Xu Kaiwen, um veterinário local que trabalha há 30 anos, disse que a condição do bezerro foi causada por uma mutação genética ainda por identificar.

A policefalia, condição de nascer com duas cabeças, ocorre em animais e seres humanos. A causa mais comum é que dois gêmeos começam a se formar a partir do mesmo óvulo mas não separam-se corretamente, acabando por compartilhar o mesmo corpo. Na maioria dos casos, animais e seres humanos com policefalia morrem logo após o nascimento.

Casos semelhantes

Foto: Reprodução / Daily Mail
Foto: Reprodução / Daily Mail

Em outubro do ano passado, um leitão de duas cabeças foi abandonado do lado de fora de um templo budista na China, mas foi adotado por um morador local. O porco encontrado na porta do templo, na cidade de Xingou, em Tianjin, possuía três orelhas e alimentava-se usando suas duas bocas. No entanto, suas cabeças eram muito pesadas e o animal não conseguia se levantar ou andar. Yang Jinliang, que adotou o animal, o alimenta com uma mamadeira.

Foto: Reprodução / Daily Mail
Foto: Reprodução / Daily Mail

Em junho do mesmo ano, outro porco com duas cabeças nasceu em Chongqing, sudoeste da China, mas morreu três dias depois. Comentando sobre o assunto na época, Li Shunlin, pecuarista e veterinário de Chengkou County, acreditava que o fato dele ter nascido com duas cabeças era uma questão de má-formação embrionária. “Um animal ter duas cabeças é um caso clássico da síndrome de má-formação congênita embrionária. É muito rara e é vista uma vez em cada 50.000 – 100.000 nascimentos. É raro que eles sobrevivam”, disse o especialista.

Fonte: Daily MailMirror Foto: Reprodução / Mirror

Jornal Ciência