Unhas arroxeadas podem ser sinal de doenças graves ocorrendo no corpo

de Merelyn Cerqueira 0

As unhas, além de seu valor estético, podem servir como verdadeiros indicadores de saúde. Logo, alterações de formato, textura, resistência e cor podem sinalizar que algo de errado está acontecendo em nosso organismo — exceto para os casos de hematomas.

Por exemplo, unhas quebradiças podem significar uma deficiência de vitaminas no corpo.

No entanto, a preocupação maior está com o aparecimento de uma coloração roxa, que pode sinalizar alguns problemas graves de saúde, tais como doenças renais e cardíacas.

As unhas são, na verdade, anexos cutâneos que, assim como a pele, podem ser acometidas de doenças.

Conforme sugerido pela especialista Dra. Linda Mayer, do Tibbs Institute, diferentes tipos de problemas nas unhas podem indicar a existência de alguns problemas no organismo que muitas vezes necessitam de rápido diagnóstico.

Por exemplo, manchas amareladas e esverdeadas podem ser um sinal de micose, mas, no caso das unhas que recebem coloração roxa, a atenção tem que ser mais especial.

Segundo ela, esse fator pode significar algumas condições preocupantes, como diversas doenças nos rins, problemas no coração, insuficiência adrenal crônica — um distúrbio hormonal causado pelo mau funcionamento das glândulas próximas aos rins; enfisema, bronquite e asma.

Nesse caso as unhas ficam roxas devido à falta de oxigenação; meningite, septicemia, problemas no fígado, endocardite bacteriana — uma infecção das válvulas do coração causadas por bactérias; e policitemia — que caracteriza uma alteração na concentração dos glóbulos vermelhos.

Além das cores, o formato das unhas também apresenta alguns sinais. Por exemplo, as arredondadas podem indicar problemas cardiovasculares ou pulmonares, como asma e bronquite.

Já as unhas que apresentam muitas ondulações e crescem avermelhadas podem indicar diabetes.

Logo, o ideal é que ao notar qualquer uma dessas indicações você procure ajuda médica para um potencial diagnóstico e realização do tratamento indicado.

Fonte(s): Zero Hora Imagem de Capa: Reprodução / Diário de Biologia

Jornal Ciência