TOP 9 patrimônios da humanidade tombados pelo UNESCO em 2016

de Gustavo Teixera 0

1 – Dólmens de Antequera, Espanha

patrimonios-da-humanidade_1

Localizados próximo de Antequera, a 475 quilômetros de Madri os dólmens Menga, Viera e El Romeral foram construídos no Período Neolítico. Os dólmens são monumentos construídos para enterrar os mortos, e esses de Antequera são algumas das maiores estruturas megalíticas da Europa.

 

2 – Sítio Arqueológico de Ani, Turquia

patrimonios-da-humanidade_2

A cidade de Ani é antiga capital do reino armênio Bagratides e prosperou durante os séculos 10 e 11, pois fazia parte da Rota da Seda. As inúmeras estruturas residenciais, comerciais e religiosas caíram em declínio após a invasão Mongol e um forte terremoto em 1319.

 

3 – Universidade Nalanda, Índia.

patrimonios-da-humanidade_3

Criada no século 5 a.C. a Universidade de Nalanda, ou Nalanda Mahavihara funcionou até o século 13 d.C. Devido a esse fato, essa Universidade se tornou um dos lugares de estudo mais importantes da Antiguidade. A Universidade atraia alunos do Tibete, China e das Coreias, que iam estudar Medicina, Gramática, e também tinham aulas de budismo e Hindu. A Universidade foi invadida por dinastias muçulmanas, que a saquearam e destruíram, mas atualmente ela virou ponto turístico na Índia.

 

4 – Sítio Arqueológico de Filipos – Grécia

patrimonios-da-humanidade_4

Localizada a 660 quilômetros de Atenas, a cidade de Filipos foi construída pelo rei macedônio Filipe II, pai de Alexandre o Grande, em 336 a.C. A cidade de Filipos foi planejada para ser uma “pequena Roma” com, fórum, mercado e anfiteatro.

 

5 – Cavernas de Gorham, Reino Unido.

patrimonios-da-humanidade_5

4 cavernas localizadas no lado oriental do Rochedo de Gibraltar serviram como depósitos da história humana, pois possuem vestígios da ocupação dos Neandertais de 125 mil anos atrás. As cavernas Gorham são conhecidas por serem a última moradia desse povo primitivo.

 

6 – Nan Madol – Micronésia

patrimonios-da-humanidade_6

Localizada na costa sudoesta da Ilha de Pohnpei, na Micronésia, Nan Madol é um complexo de 99 ilhotas artificiais. Construído com basalto e pedras de coral, que eram restos de antigos palácios, túmulos e templos datados entre 1200 e 1500. Nan Madol possuía uma das maiores culturas do Oceano Pacífico e era o centro da Dinastia Saudeleur.

 

7 – Lápides Medievais de Stecci – Sérvia, Bósnia e Herzegovina, Montenegro e Croácia

patrimonios-da-humanidade_7

Essas lápides dos séculos 12 ao 16 estão espalhadas por 30 locais. Os túmulos possuem inscrições da Idade Média e trazem um pouco da história da Europa Medieval e suas respectivas cidades.

 

8 – O Qanat Persa, Irã

patrimonios-da-humanidade_98

O Qanat era um sistema de água que percorria caminhos subterrâneos e irrigava regiões áridas do Irã. A UNESCO já tombou 11 Qanats, pois eles são testemunhos das tradições de antigas civilizações. Segundo a entidade, eles foram construídos próximas ao ano 1000 a.C.

 

9 – Sítio arqueológico de Zuojiang Huashan – China

patrimonios-da-humanidade_10

38 locais com arte rupestre que mostra como era a vida do povo Luoyue estão localizados no Sudoeste da China. Desenhados entre os séculos 5 a.C e 2 d.C, são os únicos registros dessa cultura descobertos até os dias de hoje.

[ Amusing Planet ] [ Fotos: Reprodução / Amusing Planet ]

Jornal Ciência