Esta máquina incrível pode ser a maior realização da humanidade até agora

de Merelyn Cerqueira 0

Quase todos os dias somos bombardeados com inovações tecnológicas incríveis. Ficamos impressionados porque, além de interessantes, elas tornam nossas vidas mais convenientes.

Mesmo assim, é raro presenciarmos coisas tão impressionantes quanto a que você verá abaixo.

Enquanto um navio cargueiro não é exatamente muito impressionante, ele na verdade é uma das criações mais ousadas da engenharia.

Este tipo de navio é projetado para mover cargas muito grandes, que não podem ser manipuladas por navios normais.

E o modelo abaixo foi projetado para fazer exatamente isso, só que de uma forma mais extrema – e embora pareça ser simplesmente um erro de manipulação de Photoshop.

heavy-lift-ship-1

Ele é chamado de MV Blue Marlin, um navio cargueiro (heavy-lift), semissubmersível e capaz de levantar outro navio da água para transportá-lo. Basicamente, ele funciona pela inundação do deck que é posicionado abaixo do objeto que será transportado.

heavy-lift-ship-2

A imagem a seguir mostra o que ele pode fazer com navios como o USS Cole, que para referência tem cerca de 154 metros de comprimento e é capaz de deslocar entre 6.260 e 8.164 toneladas de água.

O USS Cole foi atacado pela Al-Qaeda em 2000, precisando de reparos. Logo, o MV Blue Marlin foi utilizado para transportá-lo.

heavy-lift-ship-3

Quando consideramos o tamanho total de um destes destroyers – que podem descansar confortavelmente em seu gigante deck – o Blue Marline pode ser percebido com um feito ainda mais impressionante da engenharia. Basta ver o tamanho das pessoas em relação ao seu comprimento.

heavy-lift-ship-4

Destroyers como USS Cole não são as únicas coisas que o MV Blue Marlin pode transportar em seu gigantesco deck. Acredite ou não, ele pode levar uma dúzia de outros navios.

A foto a seguir mostra algumas embarcações empilhadas em seu corpo. Agora, como ele não afunda é um verdadeiro milagre da Ciência.

heavy-lift-ship-5

Agora, se você ainda não está impressionado, prepare-se para isso: o MV Blue Marlin é capaz de transformar uma plataforma de petróleo inteiro para outro ponto do oceano – o que, como você pode ver na imagem abaixo, é um trabalho extremamente difícil.

heavy-lift-ship-6

O cargueiro tem ao todo 225 metros de comprimento, uma boca de 63 m, e calado de 13 m. Ele foi construído pela CSBC Corporation, do Taiwan, para ter exatamente esta finalidade.

A proprietária é a empresa Dockwise Limited, embora a Marinha dos EUA por vezes contrate seus serviços.

heavy-lift-ship-7

Além de destroyers e plataformas de petróleo, o gigante navio também pode transportar estações flutuantes de radar, como a SBX-1, ou Sea-Based X-Band Radar, que é autopropulsada, móvel, digitalizada e se encaixa perfeitamente no deck do Blue Marlin.

heavy-lift-ship-8

O SBX-1 faz parte do Sistema de Defesa de Mísseis Balísticos do Departamento de Defesa dos EUA e é projetado para operar em ventos fortes e mares agitados. 

A lista de grandes estruturas que o Blue Marlin pode carregar é extensa. Ela inclui ainda plataformas de perfuração, como esta:

heavy-lift-ship-9

Ou estas, perfeitamente alinhadas em seu deck:

heavy-lift-ship-10

Basicamente, não há nada que essa gigante e engenhosa embarcação não possa carregar.

Fonte: Boredom Theraphy Fotos: Reprodução / BoredomTheraphy

Jornal Ciência