TOP 7 utilidades secretas do Android que você não conhece

de Redação Jornal Ciência 0

Em novembro de 2016 foi estimado que 95,5% dos smartphones vendidos no Brasil eram Androids. Sendo os aparelhos da Apple muito mais caros e, segundo os usuários, com um sistema operacional mais complicado de utilizar, esse índice não foi surpresa em território nacional.

 

Quantas pessoas na sua casa utilizam Android? No seu trabalho? Entre todas as pessoas do seu círculo social? Provavelmente a sua resposta foi que a maioria delas utiliza esse sistema operacional (caso não for, você é uma exceção). Trouxemos 7 curiosidades super úteis do SO mais usado do Brasil para que você usufrua muito mais do seu celular e aprenda truques que podem facilitar o seu dia-a-dia.

 

1 – Economizar bateria

celular_01

Escolher um plano de fundo e uma tela de descanso mais escura ou preta faz com o aparelho economize energia. Isso acontece graças a não ser mais necessário iluminar a tela, e você irá perceber que a bateria do seu celular irá durar muito mais tempo. Nem todos os celulares já possuem essa opção, mas boa parte deles oferece o recurso.

 

2 – Acessibilidade: transformando os textos em áudio

celular_02

Além de ler uma mensagem ou artigo, você também pode ouvi-los. Para ativar essa função basta ir nas configurações do seu celular > clicar em “Acessibilidade” > “Converter texto em voz”. Pronto, seu celular irá ler todos os textos que aparecerem, assim é possível que pessoas com deficiência visual também naveguem nos smartphones.

 

3 – Gerenciar dispositivos remotamente

celular_03

Caso você seja furtado, roubado ou simplesmente perca o seu aparelho, com essa função ativada, você será capaz de restaurar seus dados e bloqueá-lo na página Minha Conta. Para ativar esse serviço vá em Configurações > Geral > Segurança > Administração de Dispositivo e clique para ativar o Gerenciador de dispositivo Android.

 

4 – Modo convidado

celular_04

Esse modo deverá ser utilizado quando você emprestar seu celular para alguém e não quiser que essa pessoa tenha acesso aos seus arquivos pessoais. A ativação da ferramenta poderá ser diferente em cada aparelho, mas é necessário alterar as configurações de bloqueio de tela e selecionar os apps que poderão ser utilizados no “modo convidado”.

 

5 – Zoom ao toque

celular_05

Essa opção facilita o aumento da imagem (o zoom) com apenas um toque duplo na região que você deseja ampliar. Vá em Configurações > Acessibilidade > depois ative o Gesto de Ampliação (ou Zoom Touch) e pronto, tudo ficará mais fácil.

 

6 – Utilizar o smartphone com movimentos faciais

celular_06

Está com as mãos ocupadas mas precisa usar o celular? Existe um aplicativo que pode salvar a sua vida: o EVA Facial Mouse  e com ele você poderá registrar movimentos para mexer no smartphone com seu rosto.

 

7 – Jogo Secreto

celular_07

Desde a versão 2.3 do Android, Gingerbread, o Google insere uma pequena surpresa em seus dispositivos (que não é tão fácil assim de encontrar). Vá em Configurações > Sobre o Telefone > Informações de Software > e clique várias vezes repetidamente em cima do campo da versão do seu sistema operacional. No caso da versão Marshmallow, irá aparecer um marshmellow em sua tela e será necessário que o clique repetidamente seja feito de novo em cima do objeto para que o jogo seja desbloqueado.

[ Genial ] [ Fotos: Reprodução / Genial ]

Jornal Ciência