TOP 10 curiosidades fofas sobre pandas

de Gustavo Teixera 0

O urso panda é um dos animais mais fofos e extraordinários do mundo. Só de olhar para um já ficamos encantados com a tamanha beleza desses animaizinhos.

Mas, existem alguns fatos que poucos conhecem sobre os pandas, e essas curiosidades podem aumentar ainda mais nosso amor e admiração por eles. Confira 10 curiosidades fofas sobre ursos pandas. 

1 – Pequenos

imagens-fofas-de-pandas_1

Quando os pandas nascem, são oficialmente os menores mamíferos da Terra. Cabendo na palma da mão, a escala de tamanho de um urso panda comparada com a sua mãe está em 1\900. Além disso, quando eles nascem, são muito vulneráveis, pois ainda não conseguem enxergar. 

2 – Não são 100% vegetarianos

Mesmo sendo o bambu o principal alimento da dieta dos Ursos Pandas, eles não se alimentam somente disso. Alguns pandas consomem também pequenos roedores e filhotes de cervos.

3 – Possuem sistema digestivo de carnívoro

O motivo de comerem pequenos roedores e até filhotes de cervos se deve ao fato de que eles possuem um sistema digestivo de carnívoro. Mesmo se alimentando massivamente de bambu, eles fazem sempre o uso do dente molar, que tem como objetivo triturar os alimentos.

4 – Come e dorme

imagens-fofas-de-pandas_2

Mesmo com o sistema digestivo de um animal carnívoro, ele não é muito eficiente, por causa disso, eles passam cerca de 10 a 16 horas por dia apenas comendo, e para ajudar no processo de digestão, dormem nas horas restantes do dia.

5 – Eles comem sentados

Os pandas têm um jeito muito parecido com o nosso de se alimentar. Eles comem sentados, para segurar o bambu de uma maneira melhor. Além disso, eles usam um falso dedão para segurar a planta, e essa é uma adaptação fantástica do reino animal.

6 – Não são tão preguiçosos

imagens-fofas-de-pandas_3

Apesar de passarem muitas horas do dia comendo e descansando, os pandas possuem habilidades incríveis de nadar e escalar. Para se ter uma ideia, eles conseguem subir até 4 mil metros em montanhas para achar comida.

7 – Antissociais

Ele pode parecer fofo e amigável com todos as pessoas e outros animais, mas não é bem assim. Pandas preferem ficar sozinhos e isolados e até usam o faro para sentir a presença de outros animais e outros pandas, e evitar o convívio, ficando sempre na solidão

8 – Muito diferentes dos outros ursos

imagens-fofas-de-pandas_4

Apesar de pertencer à mesma família dos ursos, o urso panda possui características únicas que fizeram com que muitos especialistas acreditassem que ele fosse da família dos guaxinins. Apesar de parecerem calmos, fofos e amigáveis, não se engane. Segundo um estudo do Zoológico Nacional Smithsonian, os pandas são tão agressivos quantos os ursos de outras espécies

9 – Eles estariam extintos se não fossem os seres humanos

O crescimento da população em seu habitat fez com que o número de pandas diminuísse drasticamente. Mas além disso, devido à dificuldade de se reproduzirem – as pandas fêmeas só ficam receptivas por 2 ou 3 dias no ano e alguns pandas relutam para se reproduzir -, o número de nascimento de pandas também diminuiu muito. Mas pandas criados em abrigos recebem uma ajuda fundamental dos seres humanos.

As pessoas encarregadas de cuidar dos pandas colocam vídeos pornôs e até lhes dão viagra para aumentar o apetite sexual, e assim fazer com que eles se reproduzam.

10 – Ações humanas dão resultados

imagens-fofas-de-pandas_5

Desde de 2004 o Centro de Pandas Bifengxia, na China, luta fortemente contra a extinção dos ursos pandas e espécimes em segurança no cativeiro. Mas, de uma maneira mais ambiciosa, uma outra organização chinesa protetora dos pandas cria os animais introduzindo-os na vida selvagem. Essas e outras medidas de organizações fizeram com que a população de pandas crescesse 17% desde 2013.

[ All That Is Interesting ] [ Buster&Bubby / George Lu / Ricky Brigante / Helen Gonzales / Sheep”R”Us / La Priz

Jornal Ciência