Os ursos fazem cocô enquanto estão hibernando?

de Julia Moretto 0

No outono, a maioria das espécies de ursos de todo o mundo corre pela floresta buscando um lugar para hibernar nos meses frios do inverno.

Este período de hibernação tende a durar cerca de seis meses e durante este tempo, algumas espécies – como o Ursus americanos – podem baixar suas taxas de coração de 55 batimentos para 9 – reduzindo a taxa metabólica em até 53 por cento. Sim, os ursos conseguem ficar temporadas inteiras sem soltar um pum, mas como? Bem, para entender o que está acontecendo dentro do corpo de um urso quando ele hiberna, precisamos primeiro falar sobre o que a hibernação é, e por que a hibernação dos ursos não é considerada verdadeira.

Hibernação é quando um animal entra em um estado de inatividade, suas taxas de fluxo sanguíneo e metabólicas despencam para níveis que parecem impossíveis. Algumas espécies, como esquilos árticos, possuem hibernação verdadeira, pois podem abaixar a temperatura do corpo para menos de zero.

Os ursos, por outro lado, mantêm a temperatura do corpo elevada durante a hibernação, o que lhes permite ter filhotes e ficar em alerta para perigos. Por esses fatores, alguns pesquisadores afirmam que os ursos não hibernam de verdade. Na minha opinião, os ursos são os melhores hibernadores. Seu corpo é um sistema fechado. Eles podem passar o inverno com apenas oxigênio“, comenta o pesquisador Brian Barnes, do Instituto de Biologia Ártica da Universidade do Alasca Fairbanks, que realizou um estudo de três anos sobre ursos negros, disse Jason Bittel na Slate.

Então como é que eles conseguem viver sem fazer cocô? A verdade é que eles fazem uma ficha de cocô. Quando os pesquisadores iniciaram os estudos sobre o estado de hibernação dos ursos, eles comumente encontravam massas de um material não identificado dentro dos intestinos. Naquela época, eles afirmaram que a massa era feita de material vegetal, como coisas que são difíceis de digerir.

Um estudo recente mostrou que secreções e células intestinais continuam trabalhando durante a hibernação, produzindo cocô mesmo que o urso não tenha nada para comer. “A ficha fecal é composta por fezes que permaneceram no intestino tanto tempo que as paredes intestinais absorveram os fluidos fora dele, deixando-o seco e duro“, o North American Bear Centre explica no seu website.

Com base em imagens de dentro do animal, os pesquisadores também mostraram que a razão pela qual são encontrados planta e cabelos nas fezes dos ursos é por que eles gastam grande tempo em descanso, fazendo com que se alimentem dos cabelos de seus corpos e de matéria vegetal, como o piso de suas tocas.

Depois de passar até sete meses hibernando, os ursos conseguem eliminar suas fichas fecais e retomar as atividades, como ensinar os filhotes a caçar e encontrar parceiros. “Até o sexto ou sétimo mês na cova, a maioria destes ursos defeca“, informa o North American Bear Centre.

[ Science Alert ] [ Foto: Reprodução / Flickr

Jornal Ciência