Saiba o que suas mensagens dizem sobre sua saúde mental

de Julia Moretto 0

As palavras e emojis que usamos podem indicar muito sobre o estado de nossa saúde mental. Nossos textos podem mostrar se estamos sob estresse, sofrendo de depressão ou com pensamentos suicidas. 

 

Os cientistas da Linha de Texto de Crise (CTL) estão usando a aprendizagem de máquina, um tipo de inteligência artificial, para filtrar as palavras e os emojis que sinalizam uma pessoa em risco mais elevado de suicídio. De acordo com Bob Filbin, chefe de dados da CTL, o serviço analisou 33 milhões de mensagens trocadas com pessoas em crise.

 

Dependendo de como começamos uma conversa, as palavras que usamos ou os emojis escolhidos podem dizer muito sobre o problema que estamos enfrentando. Quando usamos palavras como “nervoso“, “às vezes“, “difícil“, “sentimento“, eles são geralmente todos indicadores de ansiedade. As mensagens de estresse geralmente incluem palavras como “ruim”, “adivinhar” ou “mais”.

 

Tanto as palavras “mãe” e “pais” são mais suscetíveis de serem enviadas via texto quando o usuário está estressado. Filbin diz que quando alguém seleciona o emoji que chora, muitas vezes é um indicador de que alguém que está em perigo. Os dados da CTL trouxeram todos os tipos de informações interessantes. Por exemplo, quarta-feira é o dia mais ansioso da semana e as crises envolvendo automutilação muitas vezes acontecem nas horas mais escuras da noite. Antes de usar o computador, tínhamos uma lista de 50 palavras que [pensávamos] que eram indicativas de alto risco. Palavras como ‘morrer’, ‘cortar’, ‘suicídio’, ‘matar’”, disse Filbin em entrevista à Vox.

 

Quando um cientista de dados executou a análise, encontrou milhares de palavras e frases indicativas de um resgate ativo que são realmente mais preditivas”. Muitos cientistas acreditam que os indicadores podem ser encontrados em uma série de posts de mídia social também. 

 

Pesquisadores estimaram o conteúdo emocional dos tweets de centenas de usuários que haviam falado abertamente sobre uma tentativa de suicídio e tweets de um grupo de controle que não exibia pensamentos ou sentimentos suicidas. Enquanto quase todos na sua amostra incluíram emojis em seus tweets, os pesquisadores descobriram que alguns no grupo que falaram sobre a tentativa de suicídio empregaram uma faixa estreita de emojis representando tristeza com mais frequência, como corações azuis ou quebrados.

[ Daily Mail ] [ Foto: Reprodução / Pixabay ]

Jornal Ciência