Método digital possibilita leitura do En-Gedi

de Julia Moretto 0

Há mais de 45 anos, arqueólogos descobriram um pergaminho hebreu de 1.500 anos de idade queimado nas margens do Mar Morto, em Israel. O livro antigo tem folhas em desintegração, tornando-se extremamente difícil ver os escritos.

Porém, os pesquisadores usaram uma nova técnica de análise digital no pergaminho, permitindo-lhes ver os escritos sem sequer abri-lo. O livro En-Gedi possui folhas frágeis, impossíveis de serem lidas. Porém, cientistas criaram nova técnica digital capaz de ler os escritos sem manuseá-los.

en-gedi_05

Estudos anteriores identificaram o texto nos artefatos, mas devido ao En-Gedi estar danificado, foi impossível analisar suas linhas. “A descoberta de texto no En-Gedi foi surpreendente para nós. Porém, tínhamos certeza de que ler o conteúdo era impossível, mas as mais avançadas tecnologias nos possibilitaram a volta ao tempo”, comenta Pnina Shor, diretora do Projeto “Manuscritos do Mar Morto da Autoridade de Antiguidades de Israel”.

Pesquisadores da Universidade de Kentucky usaram uma série de técnicas de digitalização no texto, baseadas na tinta no interior do livro, evitando a necessidade de tratamento físico. Tradicionalmente, os rolos devem ser desenrolados e achatados, a fim de duplicar o texto. Mas isso não era uma opção para o En-Gedi, já que ele estava muito frágil.

Os cientistas usaram microtomografia de raios-X – técnica que recria um modelo virtual 3D – e segmentação, que reproduz cada “página” digitalmente. No ano passado, os pesquisadores revelaram os oito primeiros versículos do Livro de Levítico, mas devido à condição carbonizada da rolagem, não foi possível decifrar. No entanto, uma nova pesquisa usando varredura de alta resolução permitiu recuperar texto à base de tinta. Os rolos deveriam ser achatados, para copiar os textos. Essa não era uma opção para o Em-Gedi.

en-gedi_02

A equipe recriou mais de 100 segmentos digitalizados para revelar o texto escrito em cada um. A imagem resultante contém 35 linhas de texto, das quais 18 foram preservadas e outros 17 foram reconstruídos. As frases: “Se a sua oferta for holocausto de gado vacum, um macho“, “sem defeito o oferecerá; até a entrada da tenda da reunião, ele trará e é para a aceitação em seu nome perante o Senhor” e “Ele porá a mão sobre a cabeça”, foram identificadas na obra. 

Um pedaço carbonizado de pergaminho encontrado em uma antiga sinagoga na costa do Mar Morto, em Israel. Lido pela primeira vez desde a sua descoberta após ter sido digitalizado e analisado, através de um scanner CT 3D. 

en-gedi_03

A equipe recriou mais de 100 segmentos digitalmente, para revelar o texto escrito. A imagem mostra duas colunas distintas de escrita hebraica:

en-gedi_04

 

Uma análise revelou que esses escritos parecem ser do Levítico, o que o torna o mais antigo exemplar de um livro do Pentateuco já encontrado em uma sinagoga. “Este trabalho abre uma nova janela através da qual podemos olhar para trás ao longo do tempo. Há tantos outros materiais originais e emocionantes que podem ainda revelar seus segredos – estamos apenas começando a descobrir o que eles podem conter“, comentou o professor William Seales, líder do estudo.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência