Será que uma bola de boliche de 6 kg também boiaria no Mar Morto?

de Merelyn Cerqueira 0

O Mar Morto, localizado entre Israel e Jordânia, é conhecido por ser cerca de 24% mais salgado do que todos os outros mares do mundo.

Considerado um ponto turístico importante há centenas de anos, muitas pessoas viajam até lá para se cobrir de lama, uma vez que acreditam que o produto possui propriedades terapêuticas.

mar-morto_03

Agora, você provavelmente deve ter inferido que quase tudo que entra ali flutua, especialmente pessoas. No entanto, de acordo com a Boredom Therapy, há muito mais sobre o Mar Morto do que realmente sabemos, considerando que é um dos lugares mais curiosos da Terra.

Basicamente, para boiar lá basta relaxar o corpo e a Ciência fará todo o resto. A alta quantidade sal deixa a água tão densa que fazer esforço para boiar não só é desnecessário, como também impossível.

mar-morto_02

Considerando todo o sal presente, colocar o rosto ou mergulhar a cabeça dentro do Mar Morto pode ser prejudicial para os olhos e boca. Ainda, ficar dentro da água por muito tempo é uma má ideia, uma vez que sua pele corre o risco de sofrer irritações. Logo, é essencial que logo após o banho a pessoa consuma bastante água potável e se enxágue com água doce.

Dito isso, em um vídeo para o canal Plausibly Ridiculous, no YouTube, o apresentador Erik Trinidad resolveu desafiar alguns banhistas presentes a responder esta questão: considerando a salinidade da água e sua capacidade de levitar corpos pesados, será que uma bola de boliche de seis quilos afundaria dentro do Mar Morto?

Cerca de 31% do Mar Morto é composto por sal natural, o que faz dele mais denso do que qualquer outra água em 17-24%. Isso significa que uma bola de 6 quilos pode sim flutuar ali, mas não em uma banheira com água, uma piscina regular ou qualquer outra praia do mundo, incluindo o Mar da Galileia, onde, de acordo a Bíblia, Jesus andou sobre as águas.


[ Boredom Therapy ] [ Fotos: Reprodução / Boredom Therapy ]

Jornal Ciência