28 pessoas nadaram no Mar Morto para promover uma questão ambiental

de Merelyn Cerqueira 0

O Mar Morto é mundialmente conhecido por sua salinidade extrema, que impede que formas de vida como peixes e plantas aquáticas vivam nele. Turistas de todo o mundo se reúnem lá para esfregar sua lama na pele e flutuar em sua água.

 

Mas o Mar Morto recuou 24 metros nos últimos 30 anos, e os ambientalistas estão preocupados. A EcoPeace Middle East, um grupo ambientalista internacional, organizou a Primeira Corrida do Mar Morto para aumentar a conscientização sobre a questão e pedir uma ação governamental.

pessoas-mar-morto_2

O Mar Morto é o ponto mais baixo da Terra, a cerca de 430 metros abaixo do nível do mar. Suas águas são 10 vezes mais salgadas do que a água do mar regular. Enquanto cheio de minerais terapêuticos, é tóxica para ingerir.

pessoas-mar-morto_3

Mas isso não impediu que 28 nadadores – da África do Sul, Quênia, Nova Zelândia, Reino Unido e Israel – nadassem 14,5 quilômetros dele, da Jordânia para Israel, na primeira Marinha do Mar Morto. Patrocinado pela EcoPeace do Oriente Médio, o evento buscou aumentar a conscientização de suas águas em recuo devido à mineração israelense e jordana.

pessoas-mar-morto_4

Tivemos um apoio diplomático sem precedentes de Israel e da Jordânia para que isso acontecesse“, disse Kim Chambers, nadador de águas abertas da Nova Zelândia. “Isso é o que é necessário para chamar a atenção para uma questão que precisa de atenção agora“.

pessoas-mar-morto_5

pessoas-mar-morto_6

pessoas-mar-morto_7

pessoas-mar-morto_9

Depois de completar o seu mergulho, os nadadores lavaram a água irritante e salgada da pele. “Vemos o desafio ameaçador de vida da natação como um paralelo aos desafios que enfrentam o Mar Morto“, disse Gidon Bromberg, diretor israelense da EcoPeace Middle East.

 

Artigo publicado originalmente pela Business Insider.

[ Science Alert ] [ Fotos: Reprodução / Science Alert ]

Jornal Ciência