Cientistas decodificam manuscrito misterioso do Mar Morto e descobrem antigo segredo

de Merelyn Cerqueira 0

Pesquisadores resolveram um mistério de longa data de um dos Manuscritos do Mar Morto que haviam sido cortados em dezenas de pedaços. Ao unir as peças eles descobriram uma mensagem codificada que falava sobre o calendário de uma antiga seita judaica, segundo informações IBTimes.

O documento em questão é um dos dois últimos de uma coleção de 900 pergaminhos encontrados nas cavernas de Qumran, no Mar Morto, na região da Cisjordânia, no final da década de 1940 e durante a década de 1950.

Eles foram compilados por uma doutrina judaica antiga, conhecida como Essênios, que viveram na região por volta do século 2 a.C. 

fragmento-manuscrito-mar-morto_

De acordo com a Universidade de Haifa, em Israel, as novas descobertas fornecem informações sobre o calendário de 364 dias dos Essênios. O manuscrito reunido usa o nome “Tekufah” (que se traduz em “período”) para os “dias especiais que marcam as transições entre as quatro estações”, algo que os especialistas nunca tinham visto antes.

“Os pesquisadores agora estão voltando sua atenção para o último rolo que ainda não foi decifrado”, disse a universidade.

fragmento-manuscrito-mar-morto_1

Embora o achado pareça pouco importante, este era um assunto controverso durante o período do Segundo Templo em Israel.

Conforme explicado pela universidade, embora o judaísmo siga o calendário lunar, ele requer uma abordagem mais prática do que um calendário estático de 364 dias para determinar quando dias, meses e anos caem – observando as estrelas e a lua.

Os Essênios acreditavam que seu calendário era mais o perfeito e santo, com ocasiões especiais sempre caindo no mesmo dia.

O manuscrito decifrado também revela que o líder que escreveu a informação codificada esqueceu de acrescentar alguns dias especiais. Logo, outro escritor voltou e corrigiu o trabalho, adicionando as datas nas margens.

De acordo com os pesquisadores, não era comum que datas fossem ocultadas. “O costume era destinado a mostrar que o autor estava familiarizado com o código, enquanto outros não eram”, disse a universidade.

Os manuscritos do  foram encontrados em várias cavernas de Qumran nas décadas de 1940 e 1950. Eles incluem livros da Bíblia hebraica e outros documentos religiosos. Assume-se que tenham sido produzidos entre o século 3 a.C. e 1 d.C., em hebraico, aramaico e grego.

Fonte: IB Times Fotos: Reprodução / IB Times

Jornal Ciência