Médicos salvam mão de paciente com queimadura grave ao inseri-la sob a pele da barriga e costurá-la

de Redação Jornal Ciência 0

Um homem no Texas, EUA, sofreu queimaduras de terceiro grau na mão, mas conseguiu recuperá-la, graças a um procedimento no qual cirurgiões usaram a pele de sua barriga.

 

Frank Reyes, de 84 anos, estava trocando o pneu de um trailer quando o macaco escorregou, prendendo sua mão contra o para-choque que estava quente. A sensação foi de colocar a mão em um ferro de passar ligado por 30 minutos, deixando o aposentado com queimaduras graves, inclusive chegando ao osso.

cirugiao-salva

O metal estava muito quente, pois eram 14h e ele ficou no sol por 20 ou 30 minutos“, contou Reyes, que mais tarde foi tratado no Houston Methodist Hospital. Após os procedimentos tradicionais não conseguirem curar sua mão, levando à amputação da metade de seu dedo indicador, uma nova solução foi proposta pelo cirurgião plástico Anthony Echo. Em um procedimento que não é inédito, mas ainda extremamente raro, sua mão gravemente queimada foi costurada no tecido do abdômen de Reyes.

cirugiao-salva_2

Anthony declarou que, ao implantar a mão queimada sob a pele do abdômen, a mão era capaz de se curar e formar um novo suprimento de sangue. Alguns pedaços de pele do tecido abdominal foram enxertados nas mãos do paciente. “Essas duas áreas de superfície realmente se unificam, e em cerca de três semanas, os vasos sanguíneos realmente se conectam, permitindo-nos dividir a pele restante de seu abdômen e transferir para sua mão“, disse o cirurgião.

 

Depois de três semanas com a mão implantada em seu abdômen, Reyes disse que agora pode mover os dedos e está ansioso para o curativo sair de forma permanente nos próximos dias. “Até agora eu pude mover minha nova mão, o meu polegar e o dedo mínimo. Na próxima terça-feira, eles vão tirar o curativo“, disse ele.

medicos-salvam-mao-de paciente_2

Os médicos acreditam que, após este procedimento, Reyes irá recuperar os movimentos completos.

[ IB Times ] [ Fotos: Reprodução / IB Times ]

Jornal Ciência