Já imaginou se você tivesse que comer apenas um alimento para o resto da vida? Qual seria a melhor opção?

de Merelyn Cerqueira 0

Você deve estar ciente que para viver bem é necessário uma dieta saudável que mantenha os níveis de nutrientes em equilíbrio no corpo, bem como a prática regular de exercícios físicos.

Com isso em mente, considere este cenário: você será enviado a Marte e pode levar apenas um tipo de alimento. Qual seria sua escolha? Quer uma dica? Aparentemente as batatas são a melhor opção. As informações são da Popular Science

Tome a experiência de Andrew Taylor como exemplo. Durante todo o ano de 2016, ele comeu apenas batatas – incluindo as brancas tradicionais e doces, que por vezes eram misturadas ao leite de soja, molho de tomate, sal e ervas.

Ele também tomou suplementos de vitamina B12, embora, essencialmente, tenha comido apenas batatas no café da manhã, almoço e jantar. Ao longo do ano, o rapaz também fez quatro exames de sangue, que ele afirma ter estado normal e, mesmo com a perda de peso, jurou ter se sentido mais energizado.

um-tipo-de-alimento_1

“Se você tiver que escolher um alimento, se você é uma das pessoas que está sendo enviada para Marte, escolha batatas”, aconselhou Taylor. “Eu não estou tentando evangelizar as batatas, mas foi uma experiência realmente boa para mim”, disse.

Primeiramente, tenha em mente que comer apenas um tipo de comida não é uma boa ideia. Para sobrevivermos precisamos de 20 aminoácidos, dos quais nove são considerados essenciais. Isso significa que se nosso corpo não os produzem, devemos tirá-los dos alimentos.

Andrew Taylor não é a única pessoa na história da humanidade a confiar quase que exclusivamente nas batatas como forma de sustento. No início dos anos 1800, cerca de um terço da população irlandesa obtinham suas calorias por meio deste alimento.

Tecnicamente, a batata tradicional contém todos os aminoácidos que nosso corpo precisa para construir proteínas, reparar células e combater doenças.

No entanto, se você basear sua refeição apenas nas tradicionais, encontrará deficiências de vitaminas e minerais – e é aí que entram as batatas doces. Elas pertencem a uma família taxonômica diferente, e contém ricas quantidades de vitamina A e E.

Ninguém que faça uma dieta de batatas (doce e tradicional) correria o risco de adquirir escorbuto, uma doença que ocorre devido à deficiência de vitamina C e provoca a queda dos dentes.

Consumir apenas cinco batatas por dia já lhe daria o suficiente de aminoácidos necessários. Mas, ao menos que você coma 34 batatas doces por dia ou 84 tradicionais, ainda esbarraria em uma deficiência de cálcio. Ainda, são necessárias 25 batatas por dia para obter a quantidade recomendada de proteínas.

As batatas também são ricas em um tipo de carboidrato que faz com que o nível de açúcar no sangue aumente e depois caia, colocando uma pressão sobre o sistema de insulina do corpo.

Logo, as pessoas que consomem esse tubérculo em excesso são mais propensas a ter diabetes ou sofrer com obesidade, de acordo com uma série de estudos.

No caso de Andrew Taylor, ele só perdeu peso provavelmente por comer menos de uma maneira geral e desistir do açúcar. Obviamente que nenhum nutricionista recomendaria a dieta das batatas.

Existe uma razão para que as diretrizes dietéticas recomendem uma variedade de vegetais, grãos, proteínas, frutas e óleos. Coma qualquer um destes da mesma maneira que Andrew o fez e você experimentará as mesmas deficiências que ele viu com as batatas.

Sendo assim, embora as batatas sejam a melhor opção para você levar a sua viagem para Marte, a ideia de um único alimento como forma de sobrevivência não é ideal.

Fonte: Popular Science Fotos: Reprodução / PopSci

Jornal Ciência