Quanta proteína você realmente precisa? Homem fica um ano se alimentando apenas de batatas e os resultados são incríveis

de Gustavo Teixera 0

O norte americano Andrew Taylor comeu apenas batatas por um ano inteiro. Na verdade, ele fez uma dieta mais nutritiva, incluindo batata-doce, e adicionando leite de amêndoas ou de soja no purê de batatas. Ele também evitou a deficiência de vitamina B12 tomando suplementos.

A saúde cardiovascular de Andrew parece ter melhorado ao longo do ano, em grande parte devido à perda de 50 quilos. Ele curou sua ansiedade e depressão, passou a dormir melhor e diz que está mais disposto e saudável do que nunca. No entanto, no início do desafio de um ano, houve muito debate entre nutricionistas sobre o nível de proteína que ele estaria ingerindo ser suficiente.

quanta-proteina-vc-precisa_1

No Reino Unido, adultos saudáveis são aconselhados a comer 0,75 grama de proteína por quilograma de peso corporal por dia. No entanto, essa “referência de ingestão de nutrientes” é definida em um nível elevado para atender às necessidades de praticamente todos na população. A maioria das pessoas precisa de menos do que isso, a exigência média é de cerca de 0,6 grama por quilograma de peso corporal, ou seja, Andrew precisa de 60 gramas, considerando seu peso atual, que é de cerca de 100kg. Andrew comia cerca de 3,5 a 4 quilos de batatas por dia, juntamente com os leites de soja e amêndoas usados nos pratos, e parece que ele conseguiu cumprir suas exigências de proteína.

Bom para o Planeta

Embora o combate ao aquecimento global possa não ter sido a principal razão para seu desafio, Andrew fez sua parte pela saúde planetária. A emissão de gases de efeito estufa pela agricultura está crescendo, sendo a maior fonte de metano, a produção de gado. O setor agrícola é o segundo maior emissor do mundo, depois do setor de energia, e a coisa mais significativa que podemos fazer para reduzir essas emissões agrícolas é comer menos carne.

quanta-proteina-vc-precisa_2

Tornar-se vegetariano ou vegano não seria uma opção aceitável ou viável para muitas pessoas, mesmo assim, basear a dieta mais em vegetais, limitando o consumo de carne, faria uma diferença substancial. Modelos científicos sugeriram que, se as dietas médias no Reino Unido estivessem de acordo com as diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS), haveria uma redução de 17% na emissão de gases estufa associada à produção de alimentos.

Outras reduções nas emissões poderiam ser feitas adotando um padrão alimentar “flexível”, com menos produtos animais e mais alimentos vegetais. Esse padrão não é diferente do sugerido no guia alimentar chamado Eatwell e as recomendações de prevenção do câncer do Fundo Mundial para a Investigação do Câncer, e teria benefícios substanciais para a saúde, além de ser bom para o planeta.

Proteína oculta

Porém, uma barreira para reduzir o consumo de carne é a crença de que precisamos dela para atender às exigências de proteína. Uma dieta rica em proteínas, rica em carboidratos, baseada em plantas contrasta com o regime dietético atualmente promovido pela indústria de alimentos e fitness. Pessoas são levadas a acreditar que suas próprias dietas, de alguma forma, são insuficientes, precisando se concentrar na ingestão de proteínas para compensar algum tipo de déficit.

Isso talvez seja reforçado pela maneira como os “especialistas” em nutrição traduzem as exigências de proteína. Por exemplo, eles podem muito bem dizer que um jovem saudável precisa de cerca de 55 gramas de proteína por dia. Então, traduzem isso em alimentos que contêm proteínas, como 100 gramas de bife e 100 gramas de peito de frango grelhado, cada um contendo 30 gramas de proteína. Mas essas pessoas não contam a proteína de todos os outros alimentos consumidos ao longo do dia.

Por exemplo, uma dieta bastante simples de 2.500kcal – o suficiente para um homem com peso médio – com uma porção de frango e outra de carne vermelha, fornece 136 gramas de proteína, mais do que o dobro necessário. Em outras palavras, não é difícil satisfazer as necessidades diárias de proteínas. De fato, alguns grupos de pessoas podem precisar de mais, por exemplo, crianças, idosos, pessoas que se recuperam de uma cirurgia de grande porte, mulheres grávidas e alguns atletas. Mesmo assim, raramente precisam de mais de 1,5 a 2 gramas de proteína por quilo de peso corporal por dia.

Mesmo sem a carne e frango, a dieta que citamos fornece a quantidade de proteína adequada e, uma vez que ela vem de uma variedade de fontes, iria conter uma boa mistura de aminoácidos. Se você está tentando reduzir o consumo de carne, talvez possa variar sua dieta em vegetais e carne, não comendo carne às segundas-feiras. Você ainda conseguirá atender às suas necessidades de proteína. E se você já reduziu o consumo de carne, existem outras coisas que você pode fazer em sua dieta para reduzir o impacto ambiental sem tomar precisar comer apenas batatas. Artigo publicado originalmente no site The Conversation.

[ IFL Science / The Conversation ] [ Fotos: Reprodução / Wikipédia ]

Jornal Ciência