Por que nunca devemos comer batatas verdes ou com brotos? É tóxico?

de Redação Jornal Ciência 0

Você certamente deve ter ouvido alguém dizer para não comer batatas esverdeadas ou com brotos. Evidentemente, nem todo mundo sabe o motivo desse ensinamento popular. Mas, será que há alguma verdade por trás desta recomendação?  

Para responder essa pergunta, o jornal inglês Daily Mail conversou com a professora de botânica e horticultura, Caroline Wright, da Nottingham Trent University, na Inglaterra, que relatou o que uma batata verde ou com brotos pode fazer com a nossa saúde.

As batatas, segundo a especialista, são na verdade uma espécie de tubérculo compacto, com hastes inchadas produzidas no subsolo — permanecendo lá até que estejam prontas para a colheita.

Esse ambiente permite que elas sobrevivam durante períodos de inverno, permanecendo protegidas das geadas. 

O que acontece quando estão verdes?

Se você olhar atentamente para uma batata, notará pequenos pontos em sua casca. Esses são, de fato, os nós do caule. Em uma haste normal, acima do solo, eles dão origem a novas folhas e ramos.

No entanto, se você as deixar armazenadas por muito tempo em um armário, os pequenos nós formarão brotos — mesmo estando dentro da geladeira, na presença de luz ou em temperaturas baixas, isso pode ocorrer.

O ideal é sempre mantê-las em um local fresco e escuro, para que sua vida útil seja prolongada. 

A exposição à luz, da própria geladeira ou em um ambiente aberto, provoca certas reações bioquímicas na batata.

Quando você vê partes esverdeadas, isso significa que a produção de clorofila — pigmento verde das plantas — foi desencadeada. Em partes, não é prejudicial e tem altas quantidades de minerais, como o ferro.

Contudo, a luz e o calor (o frio da geladeira só diminui a rapidez do processo, mas não o impede) também desencadeiam a produção de solanina — uma substância química que pode causar sintomas de intoxicação quando ingerida em grandes quantidades — incluindo náuseas, diarreia, vômito, dores de cabeça e estômago, queimação na garganta e tonturas. Parece exagero, mas não é.

Muitas das vezes você apresenta estes sintomas, e acredita ter comido algo estragado na rua, mas na verdade pode ter comido algo da sua própria geladeira: batatas com brotos! 

A solanina tende a se concentrar embaixo da casca das batatas juntamente com a clorofila e costuma estar presentes nos brotos em crescimento.

Assim, segundo a especialista, é aconselhável não comer as batatas esverdeadas ou verdes, e em nenhuma hipótese se estiverem com brotos.

É claro que algumas pessoas são mais resistentes e não apresentam sintomas ou apresentam em graus muito pequenos, mas isso não quer dizer que o organismo não esteja sendo prejudicado pela toxina solanina

Obviamente, se você remover a área verde e os brotos, irá reduzir as chances de uma reação negativa, por diminuir a concentração de solanina, mas o sabor das batatas pode se tornar um pouco amargo quando existe muita concentração — além disso, o risco de intoxicação por solanina ainda existirá.

Contudo, a melhor recomendação da cientista Caroline, é: se a batata apresentar brotos, você pode simplesmente plantá-la no jardim para ter um novo lote de batatas. Se você plantar, elas crescerão saudáveis e você não terá problema com a toxina!  

Fonte(s): Daily Mail Imagens: Reprodução / Wikipedia Commons

Jornal Ciência