Indiano passa por cirurgia para remover cauda de 18 centímetros

de Merelyn Cerqueira 0

Um jovem de 18 anos, natural de Nagpur, na Índia, procurou ajuda médica reclamando de dores causadas por uma cauda vestigial que lhe acompanhava desde o nascimento, mas que só agora havia começado a incomodar.

Quando foi diagnosticado pela primeira vez, os médicos explicaram que, conforme crescia, a cauda iria causar certa pressão na parte inferior de suas costas e que se não fosse removida, poderia causar perda da função nos membros inferiores. Ele, no entanto, ignorou o defeito até que se tornar insuportável e começar a afetar sua vida, de acordo com informações do jornal Daily Mail.

indiano-passa-por-cirurgia_1

A família do rapaz ignorou a formação para evitar estigmas sociais de pessoas que poderiam considerar o caso muito estranho. Porém, quando passou a afetar o cotidiano do jovem, levaram-no a um hospital para ser examinado.

indiano-passa-por-cirurgia_2

Foi necessária uma equipe de seis médicos para remover o crescimento, em uma operação que durou cerca de uma hora e foi realizada no início desta semana. Um dos cirurgiões, Dr. Pramod Giri, disse que o caso era extremamente raro e que nunca tinha visto uma anormalidade semelhante antes. “Ele foi internado só depois que começou a se queixar de dor extrema na parte inferior das costas e porque estava tendo problemas para dormir e sentar”, disse.

Ainda, foi relatada uma preocupação psicológica: o jovem sofria todas as vezes que tinha que ajustar a cauda para escondê-la dentro das roupas. “A família sempre esteve consciente, mas ignorou porque eram supersticiosos e acreditavam se tratar de um amuleto da sorte para o rapaz”, revelou o médico. De acordo com o Dr. Giri, após a operação, o rapaz relatou estar mais confiante, feliz e confortável, já que pode se sentar e dormir tranquilamente.

indiano-passa-por-cirurgia_3

A cauda vestigial se desenvolve no feto no momento em que sua coluna vertebral começa a se formar e normalmente desaparece naturalmente ao longo do tempo, sendo absorvida pelo organismo para se juntar à coluna vertebral e ao sistema nervoso. No entanto, em alguns casos raros, as crianças acabam nascendo com uma cauda em ocorrência de uma anormalidade de desenvolvimento, em que a coluna não se forma adequadamente no útero e continua a crescer.

Ela basicamente é formada de tecido adiposo e conjuntivo, vasos sanguíneos e nervos. Considerada inofensiva, mas pode afetar a bexiga e causar perda de funções na parte inferior do corpo quando não tratada. As cirurgias para remoção geralmente são simples, uma vez que o crescimento não possui qualquer osso, cartilagem ou medula espinhal.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência