Homem retira enorme “massa” formada após pequena espinha no nariz inflamar há 11 anos

de Redação Jornal Ciência 0

O programa “Dra. Pimple Popper”, do canal TLC, lançou um curioso caso clínico. A atração é comandada pela dermatologista Dra. Sandra Lee — famosa em todo o mundo por “adorar espremer espinhas”.

O paciente, um ex-metalúrgico norte-americano chamado Roger, necessitou de cirurgia para retirar o que é conhecido tecnicamente como rinofima que já estava presente em seu rosto há 11 anos.

O paciente de 60 anos, morador do estado do Texas, sentia dificuldade de comer e respirar e abandonou o trabalho porque estava cansado dos comentários das pessoas quando olhavam para ele.

“Não consigo respirar pelo nariz por causa do peso. Eu tenho que mexer meu nariz porque não consigo comer direito. Faz um tempo que não trabalho porque todo mundo fica com medo de mim. Todo mundo ri de mim”, disse ele em um trecho do vídeo.

A Dra. Sandra Lee comentou que o problema do paciente começou após uma pequena espinha em seu nariz inflamar e crescer de forma descontrolada.

Ela ainda explicou que a rinofima é um tipo de inflamação crônica dos tecidos do nariz e, segundo ela, o caso do paciente é o mais grave que ela já viu. A doença provoca uma hipertrofia e hiperplasia das glândulas sebáceas (permitindo acúmulo de “sebo”) que vão crescendo de forma lenta, adquirindo aspecto bulboso, grosseiro e inchado.

Roger precisou passar por uma cirurgia delicada, que vai arrancando pouco a pouco a “massa” e existe risco de retirar tecidos do próprio nariz que se confundem com a protuberância, por isso precisa ser feito com máximo cuidado.

Resultado após a cirurgia.

O resultado da cirurgia foi um sucesso e Roger brincou ao ver sua nova aparência: “Agora meu nariz está ótimo. Velhinhas estão até falando comigo”.

Fontes(s): TLC Imagens: Reprodução / TLC

Jornal Ciência