Estudo sugere que empresas são mais propensas a contratar mulheres magras

de Merelyn Cerqueira 0

Um novo estudo, publicado na revista PLOS One, revelou que mulheres mais magras têm maior probabilidade de conseguirem um emprego do que suas colegas curvilíneas. No entanto, o parâmetro parece não ser aplicado aos homens, o que, de acordo com os pesquisadores, foi considerado “profundamente perturbador”.

 

Segundo informações do jornal inglês Daily Mail, para chegar a esta conclusão os pesquisadores criaram quatro imagens – duas mulheres e dois homens – e perguntaram às pessoas quais elas estavam mais dispostas a contratar. A imagem da esquerda, mostrava uma mulher mais magra, enquanto a segunda era a mesma pessoa modificada para parecer acima do peso. O mesmo foi feito com os homens.

 

Cada imagem foi apresentada aos participantes, incluindo pessoas com tatuagens e piercings -para testar outros preconceitos. Os resultados revelaram que as pessoas se mostraram mais propensas a contratar a mulher mais magra para serviços voltados a atendimento de clientes, enquanto no caso dos homens a escolha foi indiferente.

 

De acordo com os pesquisadores, o trabalho basicamente explora a dimensão entre preconceito de gênero e peso, por sinalizar a preferência das pessoas por funcionárias mulheres com taxas de IMC consideradas mais saudáveis, enquanto que o mesmo não acontece com homens acima do peso.

 

Os pesquisadores caracterizaram os resultados como “profundamente perturbadores” do ponto de vista da igualdade de gênero no local de trabalho. Além disso, sugeriram que as mulheres claramente também estão em desvantagem aos homens quando o assunto é “capital físico”.

 

Outra pesquisa recente, de acordo com o jornal, descobriu que não importa o quão impressionante ou extensas sejam as realizações profissionais das mulheres, enquanto procuram empregos, são sempre julgadas por pequenos erros e segundo padrões de beleza.

 

[ Daily Mail ] [ Foto: Reprodução / Dayli Mail ]

Jornal Ciência