Estudo realizado com foco em 68 doenças mostrou a ineficácia da homeopatia

de Merelyn Cerqueira 0

Um importante acadêmico da Universidade de Bond, na Austrália, professor Paul Glasziou, foi o presidente de um grupo de trabalho do Conselho Nacional de Investigação de Saúde e Medicina, encarregado de analisar as provas de 176 ensaios da homeopatia – com foco em 68 diferentes tipos de doenças – a fim de determinar se o tratamento era válido e eficaz. Após essa revisão sistemática, a equipe dhomeopatiae Glasziou comprovou que o controverso tratamento homeopático não passa de um “beco sem saída”, não sendo mais eficaz do que placebo.

A homeopatia é uma medicina alternativa criada pelo médico Samuel Hahnemann em 1796 baseada na ideia de diluir uma substância (medicamento), na grande maioria das vezes, em água. De acordo com o NHS Choices, os praticantes do tratamento acreditam que quanto mais uma substância é diluída, maior e mais eficiente é sua energia para tratar os sintomas de uma doença. Muitos dos remédios homeopáticos são substâncias diluídas em água, até que não haja “nenhum” ou quase nada do medicamento original em sua composição.

A revisão feita pela equipe não encontrou nenhum efeito convincente no tratamento que fosse mais eficaz do que o placebo, uma substância inerte usada, na maioria das vezes, para testar os efeitos de um novo medicamento. De acordo com Gasziou, não havia nenhuma evidência confiável nas pesquisas realizadas em seres humanos que comprovasse a eficácia da homeopatia no tratamento de uma gama de 68 doenças.

Eu posso entender muito bem porque Samuel Hahnemann, fundador da homeopatia, estava insatisfeito com o estado das práticas medicinais do século XVII, como a sangria e a purga, e a partir disso pensou em encontrar uma alternativa melhor”, disse Glasziou em entrevista ao British Medical Journal. “Mas, eu acho que ele ficaria desapontado pelo fracasso da homeopatia como um tratamento inovador. Ao invés disso, as pessoas continuam a perseguir um método que pode ser considerado um beco sem saída”, completou.

De acordo com o Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas (ABFH), a homeopatia é uma prática muito utilizada no Brasil, estando presente no Sistema Único de Saúde (SUS) e sendo bem respeitada pelo Ministério da Saúde e o Conselho Federal de Farmácia.

[ Independent / CFF / NHS ] [ Foto: Reprodução / Pixabay e Wikipédia ]

Jornal Ciência