Especialistas descobrem cidade grega de 2.500 anos escondida sob uma colina próxima a Atenas

de Julia Moretto 0

Arqueólogos descobriram uma cidade de 2.500 anos na Grécia. A equipe encontrou o local enquanto explorava as ruínas em torno de uma pequena aldeia chamada Vlochos, 300 km ao norte de Atenas.

A equipe, que incluía pesquisadores da Universidade de Bournemouth e da Universidade de Gotemburgo, decidiu investigar a colina. Lá, encontraram uma cidade perdida há muito tempo entre as pedras. “Encontramos uma praça da cidade e uma grade de rua que indica que estamos a lidando com uma grande cidade”, disse Robin Rönnlund, um estudante de arqueologia clássica e História Antiga na Universidade de Gotemburgo.

especialistas-descobrem-cidade-grega_01

A equipe encontrou restos de torres, paredes e até mesmo portas da cidade no cume e encostas da colina. “O que costumavam ser considerados restos de algum assentamento irrelevante de uma colina agora podem ser atualizados para restos de uma cidade de maior importância do que se pensava” disse Rönnlund. “O fato de que ninguém jamais explorou o monte nos faz pensar que isso é um grande mistério”, completou. 

especialistas-descobrem-cidade-grega_02

Dificilmente esses elementos podem ser vistos, o que pode explicar o porquê de as ruínas permanecerem desconhecidas por tanto tempo. Buscando preservar os restos da melhor forma possível, os investigadores estão evitando a escavação para poder analisar as ruínas usando radar de solo. 

especialistas-descobrem-cidade-grega_03
Durante as duas primeiras semanas de seu trabalho, a equipe encontrou cerâmica e moedas que datam de 500 a.C.

A cidade parece ter sido abandonada por volta de 300 a.C. Rönnlund especula que a conquista romana da área pode ter levado os habitantes da cidade a partirem de suas casas. 

Outras investigações das ruínas poderiam fornecer pistas importantes sobre o que aconteceu durante este período violento na História Grega. “Nosso projeto preenche uma lacuna importante no conhecimento da área e mostra que ainda há muito a ser descoberto no solo grego”, disse Rönnlund.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ] 

Jornal Ciência