TOP 5 das mais belas cidades submersas espalhadas pelo mundo

de Merelyn Cerqueira 0

Barragens são tão antigas quanto a própria civilização. Mas, foi só no último século que os seres humanos, por meio da evolução a construção civil, conseguiram criar estruturas que poderiam submergis cidades inteiras no processo.

Somente na América, engenheiros conseguiram inundar centenas de cidades que, para todos os efeitos, foram esquecidas, seja pela tentativa de criar reservatórios para geração de energia ou abastecimento de água.

Mas agora, graças à escassez de água causada pelas mudanças climáticas, muitas dessas cidades esquecidas vêm emergindo, algumas tão antigas quanto 700 anos e outras completamente preservadas.

Na lista abaixo, publicada originalmente pela Gizmodo, você confere algumas das mais interessantes.

1 – Lake Mead, St. Thomas, Nevada

cidades-submersas_1

Na região de Lake Mead, em Nevada (EUA), existem uma série de cidades submersas. Entre elas está St. Thomas, que foi submersa por um lago criado há 80 anos. Quando o nível de água deste é reduzido, é possível ver algumas fundações e estruturas enterradas na areia.

2 – A igreja de Potosí, na Venezuela

cidades-submersas_2

Localizada em Táchira, na Venezuela, a cidade de Potosí foi inundada em 1985. O intuito era que a criação da represa acelerasse a evolução econômica da região. Nos últimos anos, graças escassez de água e chuvas, a cidade começou a ressurgir. No momento, a torre intacta de uma de suas igrejas pode ser vista soltando água.

3 – Vilarinho das Furnas, em Portugal

cidades-submersas_3

O Vilarinho das Furnas de Portugal foi erguido durante o período da Roma Antiga e completamente inundado em 1972.

Antes de se tornar um pequeno vilarejo, a região era completamente esquecida pelo governo português, até que em 1970 se tornou objeto de atração de engenheiros. O que eles encontraram ali foi uma sociedade independente regida por um sistema político incomum, o qual pesquisadores associaram a ocupação bárbara.

4 – A antiga Petrolândia, no Brasil

cidades-submersas_4

A cidade de Petrolândia foi completamente submersa pelas águas do rio São Francisco em 1988. Escondida sob 12 milhões de metros cúbicos de água, nos últimos anos, ela começou a reaparecer, como este vestígio de arcos do que outrora foram uma suntuosa igreja:

5 – Campanile Di Curon, na Itália

cidades-submersas_5

O campanário da imagem abaixo, de 700 anos, foi restaurado em 2009, depois que toda a aldeia da qual fazia parte, chamada Curon Venosta, foi destruída por uma gigante inundação durante a Segunda Guerra Mundial. Durante os invernos mais rigorosos, é possível acessar a torre da igreja caminhando pelas águas congeladas.

Fonte: Gizmodo Fotos: Reprodução / Flickr Juan Tello / Flickr Andre Estima / Atlas Obscura

Jornal Ciência