Dinamarca instala semáforos sustentáveis que dão prioridade a bicicletas e ônibus

de Bruno Rizzato 0

Apesar de parecer algo sutil, os horários dos semáforos desempenham um grande papel na locomoção de pessoas em grandes cidades.

Assim, na capital dinamarquesa, Copenhague, as autoridades resolveram priorizar o transporte público e as bicicletas, instalando novos semáforos inteligentes e programáveis, que automaticamente dão a preferência de abertura para esses veículos mais sustentáveis.

Chamado oficialmente de Plano de Ação de Sistemas de Transporte Inteligentes, seu objetivo é agilizar o fluxo de transportes públicos ou de bicicletas. Se o governo local conseguir que mais pessoas deixem de usar seus carros, ficará mais próximo da meta de tornar Copenhague uma cidade livre de emissão de carbono até 2025. Todas as luzes instaladas serão conectadas à internet, coletando e analisando de dados monitorados em um painel de controle central.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Uma atualização é necessária, já que os semáforos existentes estão em vigor há 35 anos, e serão substituídos por 380 sinais inteligentes em toda a metrópole. Com isso, passageiros de ônibus devem ver uma redução de 5 a 20 por cento no tempo de viagem, de acordo com funcionários da cidade, enquanto os ciclistas poderão completar seus trajetos 10 por cento mais rápido, em média. Além do mais, os veículos de transporte de Copenhague irão mostrar sua localização, calculando tempo e verificando ajustes necessários. Por exemplo, se o ônibus estiver atrasado, os semáforos irão beneficiá-lo, com o intuito de fazê-lo chegar mais rápido.

A nova tecnologia também vai melhorar o conceito das “ondas verdes”, já em operação na cidade. Elas permitem que ciclistas a uma velocidade constante de cerca de 19 km/h atravessem a cidade sem parar, graças aos horários dos semáforos. O hardware atualizado irá incluir sensores para detectar quantos ciclistas estão se aproximando em ciclovias exclusivas e fazer os ajustes necessários.

Em suma, esses sistemas vão garantir que o tráfego flua melhor para que o maior número de pessoas possa economizar tempo de maneira mais sustentável possível. Isso significa que o cidadão de Copenhague não vai perder tempo em seu caminho para o trabalho, sendo um laboratório onde desenvolvemos novas soluções”, disse Morten Kabell, responsável pela Secretaria de Trânsito e Gestão Ambiental da cidade.

[ Foto: Reprodução / Pixabay ]

Jornal Ciência