TOP 5 coisas e situações simples que prejudicam o Meio Ambiente

de Rafael Fernandes 0

Existem situações maravilhosas aos nossos olhos mas que podem prejudicar o meio-ambiente. Atualizar os conhecimentos é necessário para podermos contribuir com novos princípios mudando alguns hábitos em prol do bem-estar geral. Confira cinco coisas/situações simples que fazem mal ao meio-ambiente:

5 – Papel de presente

papel-de-presente

Toda pessoa que já embrulhou um presente deve um pedido de desculpas à natureza. Provavelmente a pessoa não saiba que cerca de 2,6 bilhões de dólares por ano são gastos neste item.

Papel de embrulho, sacos de papel, embalagens e afins produzem cerca de 4 milhões de sacos de lixo, ou seja, quatro milhões de toneladas de madeira se transformam em lixo e, dos 85 milhões de toneladas de papel gastas nos Estados Unidos, metade é para embalagens e embrulhos.

4 – Tintas claras X Tintas escuras

carro-branco

Uma pesquisa foi feita, deixando dois carros, um preto e um prateado, dentro de um estacionamento em um dia quente na cidade de Sacramento, nos Estados Unidos, durante uma hora. No carro preto a temperatura interna estava um pouco mais quente do que no carro prateado.

Não parece tão considerável, porém, o uso do ar condicionado nessas situações costuma aumentar cerca de 2% o gasto de combustível. Uma boa maneira de reduzir as emissões de carbono é justamente utilizando carros de cores claras.

3 – Catar conchinhas na praia

pegar-concha-na-praia

Qual é a criança que nunca foi à praia e voltou com o baldinho cheio de conchas? É algo comum, mas nada recomendável.

Um estudo realizado na Espanha, em Praia Llarga, levou 30 anos para ser completo aponta que a abundância de conchas diminuiu 60% conforme o turismo aumentou 300% na área -principalmente graças à coleta de conchas -, resultando em grandes mudanças nos ecossistemas encontrados ao longo da costa.

2 – Janelas

vidro-de-janela

Janelas, apesar de nos ajudarem a economizar luz elétrica, não são a melhor opção para controlar a temperatura interna do ambiente.

Cerca de 30% da energia utilizada para aumentar ou diminuir a temperatura da sua casa simplesmente vai embora pela janela.

Existem as “janelas inteligentes”: duas placas de vidro ligadas no centro com um adesivo, que fazem o interior ficar turvo se atingido pela luz do Sol, ajudando a reduzir a temperatura em sua casa, o que causa a economia de cerca de 10 bilhões de dólares por ano nos Estados Unidos.

1 – Frutas maduras ou disformes

banana-no-supermercado

Todos nós já passamos pela situação em que não compramos uma fruta no mercado justamente por sabermos que elas ficaram expostas por tempo demais. Logo, escolhemos aquelas que ainda estão para amadurecer.

Estas frutas maduras tortas são jogadas no lixo. As frutas que sobram, considerando o número de mercados e feiras existente, são um grande desperdício. Dos mais de 180 milhões de quilos de alimentos produzidos a cada ano, quase 1/3 é jogado fora. Só nos Estados Unidos, 10% do fornecimento de alimentos é jogado no lixo pelos armazéns e supermercados. E outros 20% também são jogados fora pelos consumidores. Já passou da hora de o ser humano encontrar uma saída para este desperdício e se esforçar mais para evitá-lo dentro de casa.

Fonte: Cracked Foto: Reprodução / Hypescience

Jornal Ciência