Dinamarca tem 42% de toda a sua energia fornecida por matrizes eólicas

de Merelyn Cerqueira 0

Segundo dados oficiais, a Dinamarca acaba de estabelecer o recorde mundial como maior utilizadora de energia eólica. Mesmo com dois de seus principais parques eólicos desativados, o país foi capaz de gerar 42% de toda a sua eletricidade a partir de turbinas eólicas, só em 2015. Já em 2014, o número registrado havia sido de 39,1%, fato que faz os escandinavos se destacarem no cenário mundial quando o assunto é energia renovável.

Ainda mais impressionante do que isso, é o fato de que em certas regiões do país, foi produzida mais energia do que o necessário para um consumo de 60 dias. Isso porque, nessas regiões a força dos ventos foi bem favorável. Em um dia particularmente ventoso, que geralmente acontece no mês julho, o país produziu 140% da energia eólica necessária e foi capaz de vender o excedente para a Alemanha, Noruega e Suécia.

Assim, em setembro, o país operou sem qualquer usina nuclear funcionando, contando apenas com a energia eólica e outras matrizes renováveis compradas de países vizinhos. O mais impressionante é que isso tudo foi possível mesmo sem duas das principais estações eólicas do país, que ficaram desativadas por um período de três meses devido a falhas. 

Segundo Lars Christian Lilleholt, ministro de energias da Dinamarca, o país espera servir de exemplo para outras nações, afirmando que é possível ter ambas as políticas: de sustentabilidade e lucro. Além disso, ficou comprovado que “é possível ter uma alta proporção de energia eólica e outras fontes renováveis ​​na oferta de energia, e ainda assim oferecer preços competitivos no fornecimento de eletricidade”, disse ele ao jornal The Guardian.

O sucesso da Dinamarca pode ser explicado pelo fato de que 2015 foi um ano muito ventoso no país, o que favoreceu o processo, uma vez que essa matriz energética precisa captar a força dos ventos por uma hélice gigante para fazer as turbinas funcionarem e gerar energia.

A Energinet, responsável pela distribuição nacional de eletricidade no País, explica que esse tipo de energia está constantemente sendo negociado com a Alemanha, Suécia e Noruega, e que em troca, a Dinamarca tem adquirido energia nuclear da Suécia, solar da Alemanha e hidrelétrica da Noruega. Esse sistema de negociação permite que o país continue ininterruptamente a fornecer energia renovável. 

Mesmo com a distribuição desigual das estações eólicas – a maioria delas está localizada no lado oeste da Dinamarca – ela está determinada a alcançar o seu objetivo: diminuir em mais da metade o uso de combustíveis fósseis como fonte de energia, e isso tudo nos próximos quatro anos.

Fonte: Science Alert Foto: Reprodução / Wikipédia

Jornal Ciência