Ciência prevê que você está escondendo 13 segredos enlouquecedores

de Julia Moretto 0

Um novo estudo descobriu que uma pessoa esconde em média cerca de 13 segredos – cinco dos quais nunca disse a ninguém.

O mais curioso é que não é o próprio segredo que vai assombrá-lo para sempre, e sim a energia mental que você gasta pensando nisso. 

Os cientistas descobriram que o ônus de ter segredos pode afetá-lo de maneiras que você nunca considerou – algumas pessoas realmente se sentem fisicamente mais pesadas quando estão sobrecarregadas com um segredo, e esse “peso” extra pode distorcer a forma como você vive.

“Nós descobrimos que quando as pessoas estavam pensando sobre seus segredos, agiram como se estivessem sobrecarregados com peso físico. Parece ter esse poderoso efeito mesmo quando eles não estão escondendo um segredo no momento”, disse o investigador principal, Michael Slepian, professor de administração da Columbia Business School, ao Atlantic. 

Slepian e sua equipe examinaram 13 mil segredos da vida real registrados em 10 estudos anteriores para descobrir o que as pessoas estão mantendo em segredo e por que o segredo tem sido visto como uma experiência humana negativa.

O que eles estavam particularmente interessados ​​em examinar era a suposição de longa data de que os segredos podem ser prejudiciais para o bem-estar físico e mental de uma pessoa – uma pesquisa anterior relacionou o segredo com a depressão, a ansiedade e a baixa saúde física. 

Os pesquisadores condensaram os 13 mil segredos em 38 categorias comuns de segredos e os apresentaram a 2.000 novos participantes. Essas categorias envolveram coisas como mentiras, prejudicar alguém, uso de drogas, roubo, violação da confiança de alguém, infidelidade sexual, passatempo secreto e orientação sexual.

Quando os participantes foram perguntados se eles estavam mantendo segredos relacionados a qualquer uma dessas categorias, eles descobriram que a pessoa média estava atualmente mantendo 13 dos 38 segredos – cinco dos quais nunca disse a ninguém sobre.

 O estudo constatou que, para a pessoa média, há uma chance de 47% que um de seus segredos envolva uma violação da confiança; uma chance de mais de 60% que envolve uma mentira ou uma impropriedade financeira e uma possibilidade de 33% que envolve um roubo, um relacionamento escondido ou o descontentamento no trabalho.

A equipe perguntou aos participantes com que frequência suas mentes pensavam sobre esses segredos no mês passado e quantas vezes eles se encontravam em situações que os forçavam a esconder ativamente esses segredos. 

Os resultados mostraram algo completamente inesperado – os segredos eram muito mais propensos a surgir quando as pessoas estavam sozinhas com seus pensamentos do que em situações sociais, o que significa que passamos muito mais energia mental refletindo sobre nossos segredos em nosso próprio tempo do que tentando escondê-los.

Eles também descobriram que não há ‘escala moral’ que diga que alguns segredos são universalmente mais constantes do que outros.

“Um segredo convencionalmente grande que pode ser preocupante e que consome uma pessoa, pode ser ignorado por outra pessoa”, disse Slepian ao jornal The New Yorker. 

Isso sugere que a causa do segredo é menos associada com o fato de nos sentirmos culpados por ter que constantemente escondê-los de nossos amigos e familiares, e mais a ver com a nossa própria preocupação com eles.

Segundo uma pesquisa precedente realizado por Slepian, que olhou como segredo afeta a concentração dos povos em outras áreas, mostrou que o “fardo” de manter um segredo é mais real do que poderia parecer, porque parece fazer as atividades físicas parecerem mais difíceis do que realmente são. 

Quando os participantes eram convidados a julgar a inclinação de uma colina ou o comprimento de uma distância, aqueles que estavam preocupados em manter segredos julgaram as colinas mais íngremes e as distâncias mais longas do que realmente eram.

“Descobrimos que quando as pessoas estavam pensando sobre seus segredos, realmente agiam como se estivessem sobrecarregadas pelo peso físico”, disse Slepian ao Atlântico. 

A pesquisa psicológica sobre a manutenção de segredos é surpreendentemente escassa, em grande parte devido à natureza do objeto de estudo – não é um segredo se você contar a um grupo de cientistas, certo? Mas Slepian diz que, por causa do nosso bem-estar coletivo, talvez seja melhor pensar sobre segredos como algo que você tem, em vez de manter.

O estudo foi publicado no Journal of Personality and Social Psychology.

Fonte: Science Alert Fotos: Reprodução / Science Alert

Jornal Ciência