Cientistas finalmente descobrem os segredos do Triângulo das Bermudas

de Julia Moretto 0

O Triângulo das Bermudas é um dos maiores mistérios do século 20. Ele inspirou lendas e obras de ficção, deixando diversas pessoas com medo de passar pela região.

A grande verdade é que até hoje nenhum cientista conseguiu explicar o porquê diversos navios e aviões desapareceram no local. Alguns céticos acreditam que os desaparecimentos acontecem devido às condições meteorológicas.

triangulo-das-bermudas-1

Segundo algumas pesquisas, os erros humanos que ocorrem devido às más condições atmosféricas são o que criam as lendas sobre o lugar.

O número de desaparecimento parece ser igual ao de outros locais do mundo. Mas para entender a lenda criada, é preciso voltar para 1945. 

Nessa época, uma esquadrilha inteira de aviões de guerra norte-americanos desapareceu nas águas do triângulo. A partir deste episódio, outras notícias referentes ao mesmo local ganharam popularidade, criando um mistério.

Para alguns ufólogos, a região era atingida por abduções alienígenas. Mas, os cientistas descobriram que no Mar de Barents, na Noruega – pertencente ao Oceano Ártico – havia uma série de crateras de mais de 800 metros de diâmetro e mais de 45 metros de profundidade.

Nessas crateras há gás metano, que fica submerso até que exploda e seja liberado. Essas explosões são tão fortes que podem causar o colapso de grandes navios.

De acordo com o cientista russo, Igor Yeltsov, da Universidade de Geofísica de Novosibirsk, pode existir uma relação entre estas crateras e os desaparecimentos no Triângulo das Bermudas.

Algumas teorias acreditam que o fenômeno aconteça devido à reação de hidratos de gás de gelo proveniente das crateras da Noruega, que possuem gás metano. Após descongelar, é produzida uma reação, resultando em uma grande explosão.

Fonte: Live Science Fotos: Reprodução / Live Science

Jornal Ciência