Pedra de ônix perdida há mil anos é associada a sumo sacerdote de Jerusalém

de Merelyn Cerqueira 0

Acredita-se que uma pequena pedra de ônix tenha sido usada no peitoral do Sagrado Sumo Sacerdote de Jerusalém, e ela pode ser sido encontrada após 1.000 anos de desaparecimento.

A joia sardônica, que possuía um par, era usada pelo homem no ombro, presa por uma base de ouro. Diz a lenda que ela posteriormente foi entregue a um cavaleiro templário como um presente, e que ele teria sido responsável por passá-la para novas gerações.O proprietário atual, que está na África do Sul, diz que a gema lhe foi dada por um antepassado distante como uma recompensa do Sumo Sacerdote e que desde 1.189 ela tem passado pelas gerações na sua família, segundo informações do jornal inglês Daily Mail.

pedra-de-onix-encontrada_2

Os textos bíblicos descrevem um peitoral sagrado usado pelo Sumo Sacerdote de Jerusalém equipado com 12 pedras e usado para determinar a vontade de Deus. A ônix em questão poderia ser uma das duas pedras adicionais dispostas sobre os ombros.  O que torna a pedra tão única é que ela possui uma pequena inscrição, Urim e Tumim (ainda não traduzidas), em hebraico, que podem ser de um antigo escrito que remonta 1.000 a.C. As letras são semelhantes às encontradas em achados arqueológicos que datam 1.300 e 300 a.C.

pedra-de-onix-encontrada_3
Os textos bíblicos descrevem um peitoral sagrado usado pelo Sumo Sacerdote de Jerusalém equipado com 12 pedras e usado para determinar a vontade de Deus.

O texto judaico Talmund revela que perguntas seriam trazidas para o peitoral usado pelo Sumo Sacerdote e que as pedras seriam as respostas. A pedra foi descoberta pela primeira vez em 2.000 e foi investigada pelo professor e especialista em hebraico antigo, Moshe Sharon, da Universidade de Witwatersrand, na África do Sul, que descreveu o escrito como “B” e “K”.

pedra-de-onix-encontrada_4

A examinar a pedra o professor ficou perplexo ao descobrir que não haviam marcas na superfície dela que sugeriam cortes para adicionar as letras. “Devido à clareza das letras e definição fina, poderia ser uma coincidência a formação natural”, disse ele. “A falta aparente de qualquer sinal de interferência em sua superfície faz com que a existência das letras seja um verdadeiro enigma”. Atualmente, um perito resolveu analisar novamente a gema misteriosa que há 16 anos intriga a Ciência, na esperança de finalmente revelar sua verdadeira história.

Eu acho que esse objeto precisa de uma nova avaliação e, como muitos testes científicos, será possível determinar se é genuíno”, disse o professor de estudos religiosos, Dr. James Strange, da Universidade de Samford, nos EUA. “Se ele for um artefato importante para a história do povo judeu, isso será realmente maravilhoso. Mas, se ele for considerado uma fraude magistral, vai ser doloroso descobrir que eu estava enganado”.

Após análises, o Dr. Strange concluiu que a pedra tinha sido criada em meados do século 5 a.C., e estimou seu valor entre 175 a 225 milhões de dólares.

O atual proprietário agora está à procura de investidores dispostos a comprar a pedra e levá-la de volta para Israel. Ele contou que quando colocou os olhos sobre ela, logo reconheceu que era uma peça importante da história judaica.

[ Daily Mail ] [ Fotos: Reprodução / Daily Mail ]

Jornal Ciência