Vinagre de maçã pode ajudar na perda de peso, digestão e controle da glicose, segundo estudos

de Merelyn Cerqueira 0

O vinagre de maçã pode trazer uma série de benefícios para sua saúde. Mais recentemente, o produto ganhou grande destaque no mercado de beleza. E, de acordo com o Medical Daily, o sucesso é real.

Ele é capaz de atuar como um tônico natural que deixa a pele mais saudável e a acidez presente ajuda a controlar o pH do couro cabeludo, prevenindo caspa. Supreendentemente, ele também é utilizado para branquear os dentes, uma vez que tem propriedades de promover o clareamento.

vinagre-de-maca

Um estudo publicado em 2007 associou o vinagre de maçã com o controle de açúcar no sangue, o que pode ser especialmente benéfico para quem tem diabetes do tipo 2. Os pesquisadores também descobriram que duas colheres de sopa antes de dormir resultaram em níveis mais baixos de glicose na manhã seguinte.

Um estudo mais recente descobriu que ratos que consumiram vinagre de maçã diluído em água potável apresentaram níveis aumentados de bactérias saudáveis no intestino. Considerando esse cenário em amostras humanas, os resultados poderiam reduzir os sintomas de colite ulcerativa.

Em um estudo realizado por pesquisadores no Japão, em 2009, descobriu-se que as pessoas que consumiam vinagre de maçã tinham menos gordura localizada, triglicérides, menores medidas de cintura, peso corporal e IMC.

Contudo, conforme apontado pelo Medical Daily, os benefícios não são observados quando o produto é consumido de forma pura, mas sim diluído em um grande copo de água, de cerca de 300 ml.

[ Medical Daily ] [ Foto: Reprodução / Medical Daily / Greatist ]

Jornal Ciência