Vinagre possui componente capaz de acabar com a gordura corporal

de Julia Moretto 0

O vinagre é usado como tempero na preparação de saladas. Mas de acordo com um novo estudo, ele também pode ser considerado um produto que ajuda no bem-estar. Especialistas japoneses descobriram que a substância é capaz de evitar o acúmulo de gordura corporal e o ganho de peso.

O cientista Tomoo Kondo e sua equipe descobriram que o vinagre foi usado na Medicina por anos no tratamento de diversas doenças. Segundo a pesquisa, o ácido acético é o principal componente do vinagre e pode auxiliar a controlar a pressão sanguínea, níveis de açúcar no sangue e acúmulo de gordura.

Para confirmar sua eficiência, a equipe criou dois grupos de ratos de laboratório que recebiam a mesma dieta rica em gorduras. Porém, um dos grupos também recebia o ácido acético, enquanto o outro não. O grupo de roedores que consumiu vinagre apresentou 10% menos aumento de gordura corporal do que o outro.

Essa novidade surgiu no momento em que conselhos sobre alimentação e dietas são criados diariamente. Mas, segundo uma pesquisa realizada pelos Estados Unidos, as dietas populares estão piorando gradativamente. Em comparação com as décadas anteriores, a procura de informações sobre estilo de vida saudável para pessoas de meia e terceira idades diminuiu.

O estudo atual mostra que o vinagre pode agir no combate à gordura do corpo, pois ativa os genes que geram as proteínas que trabalham na quebra de gorduras. A pesquisa só foi realizada em ratos e precisa ser testada em humanos para comprovar sua eficácia.

[ Live Science / Diário de Saúde ] [ Foto: Reprodução / Pixabay ]

Jornal Ciência