Você limpou errado o ânus a vida toda e especialistas ensinam como fazer

de Merelyn Cerqueira 0

Embora o papel higiênico seja considerado um dos itens mais importantes do banheiro – se não o mais importante – especialistas estão alertando sobre a ineficácia do produto e riscos de saúde associado ao uso, de acordo com informações do jornal inglês Independent.

 

Enquanto países como Japão, Itália e Grécia geralmente usam bidês para a higiene íntima, outros como EUA, Grã-Bretanha, Austrália e Brasil, normalmente contam com o papel higiênico para fazer esse tipo de trabalho. No entanto, médicos estão alertando que a limpeza poderia deixar pedaços de fezes para trás ou causar problemas como fissuras anais e infecções do trato urinário, se usado excessivamente.

 

“Acho desconcertante que milhões de pessoas andem por aí com ânus sujos enquanto pensam que estão limpos”, disse Rose George, autora de The Big Necessity: The Unmentionable World of Human Waste and Why It Matters (“A Grande Necessidade: O Mundo Inominável do Resíduos Humano e Por Que é Importante”, em tradução livre), em declaração à imprensa. “O papel higiênico se move, espalhando, mas não remove”.

> Para cima ou para baixo? Patente de 124 anos diz maneira correta pendurar papel higiênico. Você sempre usou errado?

Segundo George, uma alternativa ao papel seco são os lenços umedecidos, que normalmente são usados para higienizar bebês. Embora a sugestão pareça bizarra, muitas pessoas estão de acordo, inclusive o ator Will Smith, que elogiou os lenços umedecidos como “especiais e incríveis”, não tendo vergonha de falar sobre o assunto publicamente. Aqui no Brasil, algumas marcas já lançaram as versões “adulto” dos lenços, mas a tendência ainda não “pegou”.

 

Em entrevista à Elle Magazine, Will.i.am, um rapper norte-americano famoso, propôs uma forma de provar sua teoria sobre a eficácia dos lenços em busca de que pessoas abandonem o papel higiênico: “Jogue um pouco de chocolate líquido em um chão de madeira e em seguida tente limpá-lo com papel higiênico. Vai ficar chocolate no rejunte. É por isso que você precisa usar lenços umedecidos”.

> Conheça a forma de limpar o bumbum de cada cultura

Contudo, a questão da limpeza não é a única a ser considerada quando o assunto é uma alternativa ao uso de papel higiênico. De fato, a limpeza agressiva promovida pelo papel pode causar fissuras anais dolorosas, que podem levar de 8 a 12 semanas para serem cicatrizadas, ou até mesmo hemorroidas.

 

Outro risco envolvido é a possibilidade de infecção do trato urinário, isso porque, se as pessoas se limpam de trás para frente acabam puxando as bactérias do ânus para a região urinária – especialmente no caso das mulheres. Como tal, uma alternativa para evitar isso é, além do lenço ou pano umedecido, o uso do bidê – que já não é mais tradicional nos tempos atuais no Brasil. A alternativa mais popular aqui no país seria as famosas duchas higiênicas, que com pressão e regulagem adequadas, teriam a mesma função do bidê, preservando a saúde proctológica.

LEIA MAIS!

> Para cima ou para baixo? Patente de 124 anos diz maneira correta pendurar papel higiênico. Você sempre usou errado?

> Conheça a forma de limpar o bumbum de cada cultura

[ Independent ] [ Foto: Reprodução / Daily Express ]

deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado

Você pode usar tags e atributos em HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!