Jornal Ciência

Conhecimento é tudo.

You are here Universo Via Láctea Hoje será possível ver Marte no céu sem auxílio de telescópios

Adicionem o Jornal Ciência no Google + :)

Hoje será possível ver Marte no céu sem auxílio de telescópios

Os astrônomos estão animados à espera de Marte no céu noturno, neste sábado, a partir das 11:45 da noite.

O evento cósmico permitirá que Marte tenha um lindo brilho vermelho, sendo possível observá-lo, mesmo a olho nu. Este acontecimento só ocorre a cada 26 meses, quando as órbitas da Terra e Marte estarão alinhadas, deixando os dois planetas em uma linha reta com o Sol.


Na verdade, este evento cósmico é chamado de oposição, porque Marte fica no lado oposto da Terra em relação ao Sol. No entanto, devido à trajetória elíptica de Marte em torno de nossa estrela, o planeta vermelho estará mais próximo de nós na segunda-feira, dia 5.

Apesar disso, a melhor chance de observar Marte será hoje à noite, quando será possível ver claramente o planeta sem auxílio de instrumentos. No momento da oposição, Marte será visível também da constelação da Leão, onde será a “estrela” mais brilhante. A maior aproximação que já ocorreu deste tipo nos últimos 60.000 anos foi em 2003.

Erramos: Ao informar que Marte será visível hoje sem auxílio de telescópios, ocorreu um equívoco. Marte sempre está visível. O que queríamos era enfatizar que, excepcionalmente sábado, dia 3, Marte estaria ainda mais visível por sua maior proximidade com a Terra. Ao contrário do afirmado, neste período não foi possível ver Marte da constelação de Leão, o correto seria que Marte estaria mais próximo da constelação de Leão. Pedimos desculpas aos leitores.

>>>Espalhe esta matéria para seus amigos no facebook, twitter ou orkut!

Fonte: DailyMail Foto: Reprodução/NASA

Mistério

Fashion

A busca da humanidade por extraterrestres.

O início dos mistérios ufológicos.

Especial

Fashion

Terrível caracol é o

animal mais venenoso

do mundo

Dossiê

Sport

Conheça o animal mais

resistente do mundo,

o Tardígrado!