Jornal Ciência

Conhecimento é tudo.

You are here Universo Via Láctea Hoje será possível ver Marte no céu sem auxílio de telescópios

Hoje será possível ver Marte no céu sem auxílio de telescópios

Os astrônomos estão animados à espera de Marte no céu noturno, neste sábado, a partir das 11:45 da noite.

O evento cósmico permitirá que Marte tenha um lindo brilho vermelho, sendo possível observá-lo, mesmo a olho nu. Este acontecimento só ocorre a cada 26 meses, quando as órbitas da Terra e Marte estarão alinhadas, deixando os dois planetas em uma linha reta com o Sol.


Na verdade, este evento cósmico é chamado de oposição, porque Marte fica no lado oposto da Terra em relação ao Sol. No entanto, devido à trajetória elíptica de Marte em torno de nossa estrela, o planeta vermelho estará mais próximo de nós na segunda-feira, dia 5.

Apesar disso, a melhor chance de observar Marte será hoje à noite, quando será possível ver claramente o planeta sem auxílio de instrumentos. No momento da oposição, Marte será visível também da constelação da Leão, onde será a “estrela” mais brilhante. A maior aproximação que já ocorreu deste tipo nos últimos 60.000 anos foi em 2003.

Erramos: Ao informar que Marte será visível hoje sem auxílio de telescópios, ocorreu um equívoco. Marte sempre está visível. O que queríamos era enfatizar que, excepcionalmente sábado, dia 3, Marte estaria ainda mais visível por sua maior proximidade com a Terra. Ao contrário do afirmado, neste período não foi possível ver Marte da constelação de Leão, o correto seria que Marte estaria mais próximo da constelação de Leão. Pedimos desculpas aos leitores.

>>>Espalhe esta matéria para seus amigos no facebook, twitter ou orkut!

Fonte: DailyMail Foto: Reprodução/NASA

Mistério

Fashion

A busca da humanidade por extraterrestres.

O início dos mistérios ufológicos.

Especial

Fashion

Terrível caracol é o

animal mais venenoso

do mundo

Dossiê

Sport

Conheça o animal mais

resistente do mundo,

o Tardígrado!