Jornal Ciência

Conhecimento é tudo.

You are here Sociedade Diversos Dados históricos indicam que um irmão mais velho pode arruinar sua vida

Dados históricos indicam que um irmão mais velho pode arruinar sua vida

Ter um irmão mais velho quando criança pode ir das mil maravilhas até um pesadelo completo em questão de horas.

Isso dependendo do estágio da puberdade em que ele (a) está. Levando em conta toda a sua vida, a presença de um irmão mais velho pode continuar sendo um fenômeno bom e ruim, dependendo do ponto de vista.

Um novo estudo publicado na Proceedings of the Royal Society B utilizou dados inusitados para chegar a esta conclusão. Eles coletaram informações guardadas pela igreja Luterana da Finlândia para impostos. Esses dados incluíam datas de nascimentos, mortes e casamentos do século XVIII e XIX. Uma análise das informações permitiu aos estudiosos perceber como a relação dos fiéis com seus irmãos alterava suas vidas.

Uma das descobertas indicou que ter um irmão mais velho aumentava as suas chances de chegar à maturidade sexual, possivelmente devido ao fato de que a presença de irmãos e irmãs mais velhas indicava maior ajuda aos cuidados do lar, fosse por meio de renda, fosse por meio de tarefas domésticas. Curiosamente, irmãos mais velhos eram benéficos tanto para irmãos mais novos quanto para irmãs. Já as irmãs mais velhas só beneficiavam os meninos:

O fato de que irmãos mais velhos tinham um efeito positivo tanto em irmãs e irmãos mais novos, enquanto que irmãs mais velhas só tinham efeito positivo em irmãos poderia ser devido a papeis sexuais diferentes, que poderiam implicar tanto em um comportamento de ajuda específica do sexo, quando competição específica do sexo, ou ambos. Na população estudada, os filhos geralmente ficaram pelo menos até sua adolescência sob a guarda dos pais e participavam de várias tarefas. Como os meninos sempre trabalhavam na fazenda, sua participação pode ter aumentado os recursos totais da família e beneficiado todos os irmãos mais novos independentemente de seu sexo. Por outro lado, garotas tinham a oportunidade de discriminar sua ajuda para os meninos já que elas cuidavam diretamente de seus irmãos mais novos em casa”.

Já na idade adulta, as coisas ficavam menos coloridas. Pessoas com irmãos mais velhos de mesmo sexo tinham uma taxa de casamento menor e menos filhos, sendo que esses filhos só apareciam em casais com idades mais avançadas. Segundo os pesquisadores, isso se devia principalmente às regras de primogenitura da época, segundo as quais o filho mais velho herdava quase tudo.

Segundo os estudiosos, o significado disso para uma vida inteira é que “ao todo, a boa condição física de uma vida era reduzida pela presença de um irmão mais velho de mesmo sexo e aumentada pela presença de um irmão mais velho de sexo oposto”.

Dito isso, você já pode culpar seus irmãos por sua vida ruim – mas não se esqueça de agradecê-los se tiver saído vivo de sua infância.

>>>Espalhe esta matéria para seus amigos no facebook, twitter ou orkut!

Fonte: Io9 Foto: Reprodução / familymatters.net

Mistério

Fashion

A busca da humanidade por extraterrestres.

O início dos mistérios ufológicos.

Especial

Fashion

Terrível caracol é o

animal mais venenoso

do mundo

Dossiê

Sport

Conheça o animal mais

resistente do mundo,

o Tardígrado!