Jornal Ciência

Conhecimento é tudo.

You are here Sociedade Diversos Palavras escritas no lado direito do teclado levam a emoções mais positivas

Palavras escritas no lado direito do teclado levam a emoções mais positivas

Palavras grafadas com letras mais à direita do teclado estão associadas a emoções mais positivas do que as palavras grafadas com letras mais à esquerda, de acordo com pesquisa da University College London coordenada por Kyle Jasmin.

O estudo contou com a participação de Daniel Casasanto do The New School for Social Research, em Nova York. Pela primeira vez os cientistas associaram ligações com o significado das palavras e da forma como elas são digitadas – essa relação direta é chamada de efeito QWERTY.

No passado, a linguagem só foi falada e, portanto, sujeita apenas a ouvir e falar. Agora que a linguagem é frequentemente produzida pelos dedos – digitar e enviar mensagens de texto – ela é filtrada através do teclado, ou seja, através do QWERTY. Como as pessoas desenvolvem novas tecnologias para a produção de linguagem, essas tecnologias moldam a comunicação na qual elas são projetadas.

O que Jasmin e Casasanto querem do trabalho é mostrar que a digitação generalizada introduz um novo mecanismo pelo qual as mudanças no significado das palavras podem surgir.

Algumas palavras são escritas com letras mais no lado direito do teclado, outras com letras mais à esquerda. Em uma série de três experimentos, os cientistas investigaram se diferenças na forma como as palavras são digitadas correspondem à diferença em seus significados.

Os pesquisadores descobriram que os significados das palavras em inglês, holandês e espanhol foram relacionados com a forma que as pessoas digitavam no teclado a sequência QWERTY. Em geral, as palavras com mais letras do lado direito foram avaliadas como sendo mais positivas no significado que as palavras com mais letras no lado esquerdo, não sendo afetada em si pelo comprimento.

Os lingüistas há muito tempo pensavam que os significados das palavras são independentes de suas formas, uma ideia conhecida como a “arbitrariedade do signo”. Mas o efeito QWERTY sugere as formas de escrita das palavras, podendo influenciar os seus significados, desafiando o tradicional visual da escrita.

Algumas aplicações podem ser possíveis utilizando este método. Os pesquisadores aconselham que empresários escolham nomes de suas empresas e marcas utilizando palavras que a escrita seja uma combinação de mais letras no lado direito. Pais e mães também podem utilizar o mesmo recurso para escolher o nome de seus filhos.

QWERTY representa uma das posições mais comuns de teclados em todo o mundo. O nome vem das primeiras seis letras que aparecem na linha superior do teclado, lidas da esquerda para a direita.

O estudo foi publicado online na revista Springer’s Journal Psychonomic Bulletin & Review.

>>>Espalhe esta matéria para seus amigos no facebook, twitter ou orkut!

Fonte: ScienceDaily Foto: Reprodução/ScienceDaily/Michele Hogan

Mistério

Fashion

A busca da humanidade por extraterrestres.

O início dos mistérios ufológicos.

Especial

Fashion

Terrível caracol é o

animal mais venenoso

do mundo

Dossiê

Sport

Conheça o animal mais

resistente do mundo,

o Tardígrado!